[Ubuntu-BR] Compiz não está sendo ativado no Hardy (Intel 945GM)

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Quarta Abril 23 02:09:46 UTC 2008

Opa!

Ao tentar ativar os efeitos visuais do compiz no Hardy, aparece a seguinte
mensagem para mim: "Efeitos da Área de Trabalho não puderam ser ativados".

A minha placa eh a seguinte (saída do lspci):
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS,
943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03)

A saída do glxinfo resulta em:
# glxinfo | grep direct
direct rendering: Yes

O glxgears mostra as rodas dentadas e saída mostra a animação rodando a uma
média de 920 FPS.

Tenho instalado os pacotes 915resolution, xserver-xorg-video-i810 e
xserver-xorg-video-intel.

O que estou achando estranho é que não há nenhuma referência sobre driver de
vídeo no xorg.conf, e acredito que o problema esteja aí. Esse arquivo está
bem magrinho, por sinal... Segue trecho dele no final do email.

Adicionei o driver intel (e o BusID "PCI:0:2:0") na seção "Device",
reiniciei o X mas continuou não habilitando o compiz.

Por fim, o módulo i915 está carregado.

O que pode ser?? Pq xorg.conf não tá configurando-se com o diver intel??
Algo mudou nessa versão do Ubuntu para ele estar tão magrinho, sem mostrar
as resoluções e profundidades, por exemplo?

Valeu!!

Section "Device"
        Identifier      "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
        Identifier      "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
        Identifier      "Default Screen"
        Monitor         "Configured Monitor"
        Device          "Configured Video Device"
EndSection

Section "ServerLayout"
        Identifier      "Default Layout"
        Screen          "Default Screen"