[Ubuntu-BR] Senha deixou de funcionar

Jader Rubini jaderubini em gmail.com
Quarta Abril 16 14:16:24 UTC 2008

Ocorreu o seguinte:
    1. Eu tinha apenas um usuário "jader" no meu Ubuntu, através do qual
tinha acesso a tarefas de "root" (instalar/desinstalar programas, etc).
    2. Criei um novo usuário "dev", pertencente ao grupo "users".

Acontece que agora eu tenho acesso somente ao usuário "dev", pois a senha do
usuário "jader" deixou de funcionar (não, eu não a mudei). E com esse
usuário "dev" eu não tenho acesso nenhum às permissões de "root". Quando
abro um terminal e executo "sudo su", simplesmente nada acontece. Quando
tento instalar programas através do apt-get, nada acontece além de uma
mensagem me dizendo que não tenho as permissões necessárias.

Existe alguma forma de eu recuperar a senha do usuário "jader"?