[Ubuntu-BR] Problemas com permissão de arquivos - Urgent e?=

Anderson anderson em unifal-mg.edu.br
Sexta Setembro 21 11:22:15 UTC 2007

oi Paulinho,

posso estar atrapalhando mais do que ajudando mas:

quando um arquivo é criado ele recebe como dono (chown)
o usuário corrente e como grupo (chgrp) o grupo preferencial
deste usuário:

certifique que PAULO e JOAO têm INFORMATICA como grupo preferencial
No GNome:
Sistemas->Administração->Usuários e Grupos
1) Escolha Joao: Propriedades->Pasta Avançado->Grupo Principal
2) Escolha Paulo: Propriedades->Pasta Avançado->Grupo Principal

também acho que o tal "umask" pode ajudar.
aqui:
# umask
0022
(não sei o que o 1o zero significa, o resto é Read.Write.Execute)
então os arquivos criados recebem a permissão 644 (666 AND (NOT 022))
com o usuário atual e seu GRUPO PREFERENCIAL.

talvez o umask esteja correto mas como os grupos preferenciais dos
usuários JOAO e PAULO podem ser os grupos JOAO e PAULO, um não consegue
escrever no
arquivo do outro.

        Abraço do Anderson