[Ubuntu-BR] Res: xubuntu de novo...

Adilson Oliveira adilson em canonical.com
Terça Setembro 11 14:04:43 UTC 2007

Fabiano escreveu:
> Gente.
>
> Até agora não consegui entender a diferença entre o Ubuntu e o Xubuntu.
> Alguém poderia dar uma explicação básica?
> Outra coisa, será que o leitor de telas Orca e o sintetizador de voz
> Espeak rodam nesse Xubuntu?
> Pois sem esses 2 programas fica impossível de eu conseguir usar o
> computador...

Oi.

Xubuntu, Kubuntu e Ubuntu são basicamente a mesma coisa, o que muda é o
gerenciador de janelas/ambiente de desktop que são, respectivamente,
xfce, kde e gnome.
O KDE e Gnome são ambientes de desktop bastante poderosos, flexíveis e
customizáveis mas são um pouco mais pesados que o xfce em termos de uso
de CPU e memória enquanto o xfce é mais leve, sendo recomendado para
máquinas menores.
Qualquer programa linux, seja ele escrito para se integrar em qualquer
dos ambiente vai funcionar com o outro mas isso pode implicar na
necessidade de instalar várias bibliotecas de suporte o que vai aumentar
a carga do sistema. Por exemplo, digamos que você tenha o Ubuntu
instalado e queira instalar o Amarok. Vai funcionar perfeitamente mas,
como o Amarok foi criado primariamente para se integrar ao KDE, uma
série de bibliotecas deste terão que ser instaladas e carregadas quando
o amarok estiver em uso. Se você usar, digamos, o Rythimbox, estas
bibliotecas do KDE não serão necessárias o que diminui o "bloat" da sua
instalação.

[]s

Adilson.