[Ubuntu-BR] Como e onde pesquisar soluções de configuração (o linux é pedagógico?)

Jonas Bertucci mestrejonas em gmail.com
Segunda Setembro 10 19:05:45 UTC 2007

On 9/9/07, Raphael Menezes <raphaelm em gmail.com> wrote:

> linhas

> "sudo",
>

> Cara, estamos de dando os caminhos e as respostas para resolver seu
> problema. Agora, explicar o significado de cada comando não acho que seja
> algo que deve ser explicado. Se quiseres saber, procure a documentação, é
> que não falta, como já dito pelo Weslei.
> Porque vc mesmo nao procurou saber o que significa cada comando?
> Google.com

Rafael, desculpe se não me fiz entender. Eu procurei e continuo sempre
procurando no Google e utilizando sempre essa ferramenta essencial. Mas,
primeiro, a minha questão, como vcs podem ver, não foi sobre o que significa
cada comando, foi justamente sobre COMO procurar e O QUE procurar - para que
eu pudesse me virar sozinho. É como se vc chegasse no japão e as pessoas ao
seu redor começassem a tentar te explicar algo muito simples, só que em
japonês... não dá pra entender nada, nem pra diferenciar o sujeito do
predicado, o verbo, do substantivo. Segundo, não se trata tanto de mim, mas
de facilitar o processo pedagogicamente para qquer um que esteja disposto
a aprender e utilizar o linux.

> Fica impossível para um leigo em ubuntu (mas nem tanto) e com bons
> fazendo...

> Partindo da premissa que vc tem bons conhecimentos em informática, creio
> que
> já passou pela situação de ninguem saber e vc ter msm que procurar a
> solucao
> ( nao soh na informatica ). Vou te dar uma dica valiosissima: quando nao
> souber o que significa tal comando, digite no terminal: man
> (comandoquevcquer)

Esse é o tipo de dica útil! Valeu!

> [...]
> no
> pode

> O proprio linux ja vem com uma documentacao vasta, inclusive no proprio
> SO.
> O problema nao esta em o linux ser pedagogico, o problema esta em que
> alguns
> dispositivos terao dificuldades de serem usados pelo fato das empresas nao
> distribuirem drivers para plataformas nao-windows. Algumas ja fazem isso,
> mas muitas nao querem ter o trabalho. A comunidade, geralmente, tem a
> solucao para estes problemas, mas se nao tem, use o google. É uma

Eu sei que devem existir soluções, mas como mencionei acima, não fui capar
de entender as coisas que encontrei, nem o que exatamente procurar. Agora as
coisas estão ficando um pouco mais claras, mas ainda não tive tempo de ver o
guia enviado.

> Lendo seu segundo email neste tema, discordo que vc possa ter um trabalhao
> para instalar algo. Vc esta aprendendo uma nova plataforma, um novo SO.
> Todo
> aprendizado é valido, ja que Linux é tendencia no mercado. Tudo que vc
> aprender aqui, nao sera inutil ou trabalho jogado fora. Com certeza irá
> enriquecer todo os seus bons conhecimentos que vc ja tem.

Concordo perfeitamente, embora a aplicação seja diferente prar quem trabalha
com informática e quem não trabalha. Exagerei um pouco.

> Pessoas que nao tem sorte como vc nao irao comprar um cpu montando peca
> por
> peca, irao comprar um ja pronto. E computadores ja pronto com linux, todos
> os dispositivos ja vem instalados e devidamente configurados para
> utilizar.
> Video Ubuntu+DELL.

Interessante, mas eu mesmo nunca vi um computador já pronto para linux (e
não compraria enquanto não estivesse adaptado minimamento ao sistema). Mesmo
assim, a maioria das pessoas que vai utilizar linux, imagino, já tem um
computador com SO windows e, a princípio, instalaria os dois sistemas -
tendo assim que configurar o próprio pc ou, o que limita o incentivo pela
troca de sistema, pagar alguém pra fazer.

Vamos seguindo!
Obrigado.

Obrigado.