[Ubuntu-BR] Como e onde pesquisar soluções de configuração (o linux é pedagógico?)

Raphael Menezes raphaelm em gmail.com
Domingo Setembro 9 23:41:26 UTC 2007

On 9/9/07, Jonas Bertucci <mestrejonas em gmail.com> wrote:

> [...]
> 01:0a.0 Multimedia video controller: Brooktree Corporation Bt878 Video
> Capture (rev 11)
> 01:0a.1 Multimedia controller: Brooktree Corporation Bt878 Audio Capture
> (rev 11)
>
> O início de uma das resposta que encontrei mandava incluir algumas linhas
> no
> arquivo */etc/modules**.*
>
> No entanto, em nenhumas das discussões ninguém diz o que significa "sudo",
> "terminal", "apt-get", etc... Sem falar que ao rodar a primeira linha
> sugerida tenho como resposta: operation not permited...

Cara, estamos de dando os caminhos e as respostas para resolver seu
problema. Agora, explicar o significado de cada comando não acho que seja
algo que deve ser explicado. Se quiseres saber, procure a documentação, é o
que não falta, como já dito pelo Weslei.
Porque vc mesmo nao procurou saber o que significa cada comando? Google.com

Fica impossível para um leigo em ubuntu (mas nem tanto) e com bons
> conhecimentos em informática fazer qualquer coisa, além de ser
> extremamente
> decepcionante rodar tutoriais sem a mínima noção do que se está fazendo...
>
> Me parece que os fóruns não sabem discutir com quem não conhece ou está
> começando no linux. E por isso se costuma dizer: linux, muitos começam e
> poucos continuam...

Partindo da premissa que vc tem bons conhecimentos em informática, creio que
já passou pela situação de ninguem saber e vc ter msm que procurar a solucao
( nao soh na informatica ). Vou te dar uma dica valiosissima: quando nao
souber o que significa tal comando, digite no terminal: man
(comandoquevcquer)

> Se nem eu, que tenho alguma noção, consigo fazer funcionar, como posso
> indicar para amigos ou mesmo instalar o ubuntu para os meus pais ou
> pessoas
> mais velhas usarem, por exemplo? Enquanto com o Ruindows eles se viram, no
> linux eles não sairiam do lugar... Se o linux não for pedagógico, não pode
>
> ser includente.... Comentem.

O proprio linux ja vem com uma documentacao vasta, inclusive no proprio SO.
O problema nao esta em o linux ser pedagogico, o problema esta em que alguns
dispositivos terao dificuldades de serem usados pelo fato das empresas nao
distribuirem drivers para plataformas nao-windows. Algumas ja fazem isso,
mas muitas nao querem ter o trabalho. A comunidade, geralmente, tem a
solucao para estes problemas, mas se nao tem, use o google. É uma ferramenta
importantissima³²³².
Lendo seu segundo email neste tema, discordo que vc possa ter um trabalhao
para instalar algo. Vc esta aprendendo uma nova plataforma, um novo SO. Todo
aprendizado é valido, ja que Linux é tendencia no mercado. Tudo que vc
aprender aqui, nao sera inutil ou trabalho jogado fora. Com certeza irá
enriquecer todo os seus bons conhecimentos que vc ja tem.

Pessoas que nao tem sorte como vc nao irao comprar um cpu montando peca por
peca, irao comprar um ja pronto. E computadores ja pronto com linux, todos
os dispositivos ja vem instalados e devidamente configurados para utilizar.
Video Ubuntu+DELL.

Obrigado.

> para

> onde

> version?)
> (rev
> (rev
> (rev
> (rev
> (rev

> (rev
> (IEEE
> Capture
> Fast

> http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui   -

"If builders built buildings the way programmers wrote programs, then the
first woodpecker that came along would destroy civilization."