[Ubuntu-BR] meu leitor de cd/dvd lê cd mas não lê dvd... o que que eu faço??

Marcelo Duarte mail.mduarte em gmail.com
Domingo Setembro 9 01:14:15 UTC 2007

É um LG H20N Gravador de DVD, mas eu tenho um gravador de CD um pouco
mais antigo, também LG modelo GCE-8240B.

Ambos funcionam perfeitamente no XP, mas no ubuntu, 6.06 e 7.04, não montam
UDF nem a pau.
Nem CD's nem DVD's. Não adianta montar manualmente, editar fstab e trocar
"udf,iso9660"
por "auto", usar pmount, nem nada que eu já tenha lido na Internet em fóruns
sobre
o mesmo problema.

Eu instalei o libdvdcss2, o libdvdread, todos os codecs.

No meu trabalho eu instalei o 6.06 e lá tem um combo LG, que eu não sei o
modelo, e
funciona perfeitamente. O estranho é que eu instalei do mesmo CD que eu usei
aqui em
casa. Eu atualizei para o 7.04 mas ainda não testei se aconteceu o problema.

Não se preocupe em achar estranho não! Em todos os fóruns que visitei,
ninguém que teve o
mesmo problema que eu conseguiu uma solução.

Eu lembro de ter tido um problema parecido com o Mandrake 10.1. Na época eu
só tinha o
gravador de CD e não conseguia montar CD's gravados com UDF. No caso dos
CD's o problema
não é grande, basta só usar ISO. Mas os DVD's-Video são UDF por isso esse
problema se torna
complexo. Pra mim é inaceitável ter um drive que funciona perfeitamente e
não poder utilizá-lo
por uma falha no SO.

[]'s