[Ubuntu-BR] Variaveis de ambiente, PATH, CLASSPATH e MANPATH

Anderson Eberdt Mendes eberdtmendes em yahoo.com.br
Terça Setembro 4 17:15:00 UTC 2007

Celso Henrique wrote:
> Prezados Ubundistas.
>
> Meu sistema eh LINUX UBUNTU 7.04. e esta instalado em um notbook HP
> pavilion ze4805us.
>
> Ja vi e li muita coisa a respeito das variáveis de ambiente, path,
> classpath e manpath, mas ainda nao consegui chegar a conclusão alguma,
> pois tem, dicas e tutoriais de tudo quanto eh tipo e cada um manda
> fazer uma coisa diferente.
> Aqui no meu sistema, costumo instalar programas (tipo java, eclipse,
> netbeans, entre outros, etc ... )baixados da NET, na pasta (
> /USR/LOCAL/nome do programa a ser instalado ). Aqui começa o meu
> [...]
Coloques em /etc/profile - assim valerá para todo o sistema.

Ex.:

PATH=$PATH:/usr/local/pgsql/bin
MANPATH=$MANPATH:/usr/local/pgsql/man
export PATH MANPATH

Podes também declarar o conteúdo da variáveis em /etc/bashrc e
exportá-las em /etc/profile, etc - à gosto do freguês.

Att,
Anderson Mendes (SaoBasios)