[Ubuntu-BR] Ubuntu x XUbuntu

Segunda Setembro 3 17:39:20 UTC 2007

Leonardo, afora a questão do gerenciador de janelas que é diferente, de
resto vai depender do que você instalou. De fato o XFCE é também baseado em
GTK, de forma que qualquer programa "gnome like" pode rodar no XFCE. O fato
de ser leve se deve ao gerenciador, mas se você ficar abrindo muita coisa ou
usar programas pesados (e.g. java based) a coisa sempre complica
independente do gerenciador de janelas.
Se quer alguma coisa realmente leve use apenas programas sobre o X direto e
programas de terminal. Agora se quer um meio termo o XUbuntu é uma pedida. O
Gnome não é ruim, mas é um pouco mais custoso em termos de memória que o
KDE, por exemplo, então o KUbuntu seria também uma pedida ou pelo menos para
ser analisado. O problema com o KDE é o uso de uma biblioteca diferente que
o Gnome, isto é, a QT. Então o que derruba mesmo a memória é abrir programas
QT junto com programas GTK. Aí você terá que ter bastante memória. Mas
lembre-se, vários aplicativos não são otimizados, em termos de velocidade e
uso de memória, no Linux, enquanto o mesmo aplicativo o é no Windows,
porque, como ainda há mais usuários Windows para os respectivos programas,
há mais desenvolvimento para aquele SO, então para alguns casos não há jeito
mesmo. Esses casos que citei são em geral programas de manipulação gráfica,
jogos, e baseados em Java.

André Cavalcante
Manaus, AM.