[Ubuntu-BR] Coisas que quase ninguém sabe sobre a Microsoft

Olival Gomes Barboza Júnior olival.junior em gmail.com
Sábado Outubro 27 02:12:56 UTC 2007

Duda Nogueira escreveu:
> Apesar dos pesares, ótimo post :)

Ótimo pq exatamente? Um cara com muito tempo livre pega um livrinho do
MS Get the Facts e envia uma massaroca de meias-verdades com uma
profusão de links e o post fica sendo "ótimo"? Qtos pararam para checar
os links? Qtos foram lá ler o texto completo do q ele colocou? Fala
sério... O cara é um MS Certified Pro e precisa fazer esse tipo de coisa
pra se promover (vide o site dele mesmo), justificando o tempo q ele
deve ter gasto na tarefa, mas o resto do mundo precisa trabalhar pra
viver e não dá pra parar e rebater ponto a ponto um FUD q já foi
rebatido inúmeras vezes.
> *1) Que governos tem direito de acesso ao código fonte do Windows para
> garantir sua soberania nacional? *

Vc pode ver, MAS vc não pode tocar... Como vc vai garantir q o código
auditado é o mesmo utilizado no build q roda no micro da secretária do
Diretor de uma agência governamental, por explo? Não vai, pois o código
é fechado e vc não pode fazer o build dele e gerar sua própria
"distribuição".

Enquanto isso, user kernel Linux ou algo da família BSD e seja feliz,
pois, além de auditar o código, vc pode controlar o build e a
distribuição de ponta a ponta. Isso é ser soberano.

> *2) Que empresas particulares podem ter o direito de acesso ao código fonte
> do windows na forma de consulta para o desenvolvimento de drivers e outros
> recursos que necessitem de alta integração com o sistema, em alguns casos de
> forma paga, em outros de forma totalmente gratuita?*

Sim, mas a q partes? O código do Windows soma algumas dezenas de milhões
de linhas de código. Ter acesso a um pedacinho sob um Non Disclousure
Agreement não significa nada, já q na hora em q a MS soltar um Service
Pack q altera as interfaces vc tem de pedir o acesso, pagar e se
submeter ao processo tudo de novo... Pense na rapidez com q isso acontece...

Agora, se vc tem um código livre em mãos, pode acompanhar o
desenvolvimento pelos snapshots diários e se preparar para o q virá.
Simples assim.

> *3) Que o código fonte do kernel do Windows não apenas está disponível para
> uso em sala de aula, mas foi organizado de forma didática para a realização
> de experiências?*

Pois é... Q pena q vc não pode gerar um build, alterar e redistribuir a
gosto. Sem falar q o tamanho do código torna a empreitada muito pouco
didática.

Sistemas operacionais montados pra fins didáticos eu conheço desde a
época do Minix, cujo tamanho permite q vc escreva o kernel literalmente
"from scratch". O q exatamente eu ganho olhando porções limitadas do
código do Windows?
> [...]
> possui uma ferramenta (Platform Builder) que permite que se monte um novo
> sistema operacional a partir da escolha de milhares de peças que formam o
> Windows CE, desta forma criando sistemas operacionais específicos para
> determinados hardwares (sistemas embarcados) sem o excesso de
> funcionalidades? Além disso o custo de licença da unidade do sistema
> operacional é
> adaptado a partir das partes escolhidas pelo desenvolvedor, podendo ficar um
> valor a partir de aproximadamente US$ 10,00 a unidade?*

Legal para os clientes da MS. Mas, e daí?

Vc sabia q o kernel linux embarcado pode ser alterado ao gosto do
freguês? Hoje temos kernel embarcado linux rodando de celulares a DVRs.
> *5) Que as urnas eletrônicas brasileiras foram criadas com base no Windows
> CE embarcado conforme a tecnologia citada no item 4?*

Bom, isso aqui é simplesmente falso. Nos próprios comentários do baboo
bit alguém colocou as referências. Além disso, caso fosse verdade, não
seria mérito para a MS, mas sim DEmérito pras urnas. Ano passado foram
encontradas algumas urnas falsas aqui no DF. Em Alagoas rolou aquele
lance de urnas com dados corrompidos. Sem falar q nos países onde os
eleitores levam seu voto à sério esse tipo de solução não passou ainda
pq nenhum fabricante foi capaz de produzir algo considerado realmente
seguro. E a Diebold (fabricante das nossas urnas) vive apanhando dos
testes de segurança nos EUA. Referências? Vá ao Google e comprove pq
essa é fácil.
> 15.000 urnas para as eleições de 2005 e 2006. A empresa Vesta, de São Paulo,
> deixou de vender softwares de compras públicas on-line para a Bolívia porque
> Lula, em seu primeiro ano no poder, resolveu oferecer ao país, de graça, um
> programa com a mesma função. "O governo federal não só reinventou a roda com
> o software livre à custa do contribuinte, como prejudicou a competição no
> mercado de tecnologia", diz Paula Santos, sócia da Vesta. É a política do
> software livre contra o livre
> mercado. "

Olha a MENTIRA aí... O q tem a ver o governo emprestar urnas ou
programas gratuitamente para outro país e software livre? Na época essa
reportagem foi criticada pracas pq nenhuma das soluções compartilhadas
era SL e isso aí foi forçar a barra. Essa é uma técnica baixa do
jornalismo conhecida como "requentar" a pauta ou algo assim.

> "O governo brasileiro e os partidos políticos brasileiros, por exemplo,
> realizaram auditoria do código de 50 mil urnas eletrônicas baseadas no
> sistema operacional Windows CE"
> Emilio Umeoka, Presidente da Microsoft Brasil
> http://www.camara-e.net/newsletter/2004/newsletter02marco04.html
>
> A desinformação me dá nojo, especialmente quando encontro, tendo como fonte
> uma universidade, um artigo como este :
> http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252002000200012&script=sci_arttext

Deixa eu ver se entendi, o link mais embaixo leva a um artigo onde o
prof. Pedro Rezende, expert em segurança e, inclusive, professor de um
dos profs. de segurança mais respeitados da MS Brasil, critica as urnas
eletrônicas. O prof. Rezende foi representante da sociedade civil na
questão da auditoria das urnas. Por que a palavra dele é "desinformação"
e a palavra do então presidente da MS é a verdade???
> [...]
> de usar os softwares Microsoft (exceto MS Office) em qualquer quantidade nos
> seus laboratórios, distribuir cópias oficiais em qualquer quantidade para os
> professores e distribuir cópias oficiais em qualquer quantidade para seus
> alunos? Muitas universidades nacionais possuem esse contrato, mas
> infelizmente não divulgam aos alunos e não são organizadas o suficiente para
> distribuirem os softwares.
> Se as universidades tivessem aderido em massa a este contrato na época em
> que o país foi ameaçado devido ao seu volume de pirataria o problema teria

Novamente, "you got to get them when they' re young"... Em todo caso,
tbém foi comentado por outros q há limites para esse programa.
> *7) Que a Microsoft mantém um repositório curricular no qual existem
> inúmeros programas de curriculo acadêmico fornecidos como sugestão para uso
> em sala de aula e podendo ser livremente adaptados?*

E? Sabia q o MIT tbém tem uma linha de opencourseware? Deixa eu ver,
quem manda melhor em termos de conhecimento, MIT ou MS? MIT ou MS? MIT
ou MS? Hmmm... Acho q, de novo, isso aí é legal apenas pra quem for
profissional MS...
> *8) Que a Microsoft mantém o Faculty Connection, algo como uma comunidade
> voltada ao meio acadêmico e que fornece ao professor o Visual Studio 2005
> Professional gratuitamente (isso, claro, se a instituição já não possuir o
> MSDN AA)?*

Idem item 6 e 7.
> *9) Que a Microsoft mantém no Brasil um projeto chamado Aluno Monitor, que
> permite a inúmeros estudantes de todo o país se dedicarem ao estudo da
> tecnologia e terem uma grande oportunidade na vida?*

Idem 6, 7 e 8.
> *10) Que a Microsoft tem realizado o projeto S2B - Student To Bussiness -
> anteriormente denominado ProForm - uma preparação de estudantes para o
> mercado de trabalho que encontra-se extremamente carente de mão de obra?
> Tudo sem custo algum para o estudante.*

Idem 6,7,8 e 9.
> *11) Que o MS Ajax Toolkit, um conjunto de componentes gratuitos para o
> desenvolvimento web, foi criado com a participação da comunidade - convidada
> a sugerir e produzir os componentes do Ajax Toolkit, mantendo-os com código
> fonte aberto e hospedados no CodePlex?*
>
> Veja em
> http://www.codeplex.com/AtlasControlToolkit/Release/ProjectReleases.aspx?ReleaseId=4941
>
> *12) Que o MS Ajax tem seu código fonte aberto?*
>
> Veja em
> http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=ef2c1acc-051a-4fe6-ad72-f3bed8623b43&DisplayLang=en

E qual a relevância do toolkit Ajax deles? Adivinhem . . .

> *13) Que a Microsoft abriu o código fonte de inúmeras bibliotecas do
> framework .NET 3.5?*

MENTIRA. Ela não "abriu" no sentido open source. Ela simplesmente
permite q vc "olhe" o q tem lá dentro. E só.
> *15) Que as licenças de código fonte aberto da Microsoft permitem que você
> manipule o código fonte à vontade, gerando novos produtos de código fonte
> fechado e proprietário se assim desejar, ao contrário da licença GPL que foi
> aplicada, por exemplo, nos drivers do banco MySQL, obrigando a todos que
> usam MySQL a pagar pela licença ou abrir o fonte de suas aplicações na
> internet?*

E qual a novidade? As licenças BSD estão aí há anos e ninguém fica se
gabando por isso. Inclusive, é por causa disso q a Apple conseguiu usar
o FreeBSD como base do MacOS X. E o FUD sobre o MySQL é brabo... Sugiro
uma passada no site do fabricante para quem tem realmente dúvidas qto a
esse assunto...
> *16) Que a Microsoft possui versões gratuitas (chamadas de express) de seus
> atuais produtos de desenvolvimento, sem restrição a uso comercial e
> incluindo o SQL Server com suporte a bancos de até 4 GB?*

E? Novamente, vantagem apenas para os desenvolvedores MS... E, até aí, a
Oracle e a IBM tbém tem a mesma linha de ação.
> *17) Que a Microsoft possui sua própria licença de código fonte aberto
> aprovada oficialmente pelo OSI Board, sendo que a Microsoft seguiu todos os
> processos  padrões de aprovação, não recebendo nenhum tratamento especial, e
> que essa licença irá auxiliar muito no processo de interoperabilidade com o
> Suse,  interoperabilidade esta que irá crescer consideravelmente?*

E vc sabia q a MS *não* usa essa licença em nada relevante?

> *19) Que a Microsoft possui um sistema de eventos on-line - webCasts -
> gratuito, com inúmeros eventos ocorrendo a cada semana e de alto nível
> técnico,  permitindo um estudo aprofundado da plataforma sem nem ao menos
> sair de casa?*

Assim como diversos outros fabricantes de software proprietário, como a
Oracle, IBM, Sun, Apple, etc?

Infelizmente, não tenho o tempo livre q o cara da MS teve pra colar
todos os links, mas qqr um com boa vontade pra se informar sobre o
assunto sabe q muita besteira foi dita no post do sujeito. Me
impressiona é q esse tipo de FUD ainda prospere em uma lista de Ubuntu
Linux . . . Shame on you...

[ ]s,

OJr.