[Ubuntu-BR] Novidade do Ubuntu 7.10: link para instalar pacotes

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Quarta Outubro 24 17:32:25 UTC 2007

On 9/7/07, João Olavo Baião de Vasconcelos <joaoolavo em gmail.com> wrote:

> Um tempo atrás li algo sobre uma nova funcionalidade do Ubuntu. Vc escreve
> um link com um protocolo especial e, quando alguem clicar, abre-se o
> synaptic ou algo semelhante para instalar o pacote que estava no link.

Qual o nome disso? A que pernas anda?
> Gostaria de saber pra testar essa novidade...

Só hoje que eu vi novamente algo a respeito dessa novidade! O Trex postou
[1] no Planeta Ubuntu a respeito disso. Valeu Trex! =D

É o pacote AptURL que dá essa funcionalidade.

Clicando em um link como esse aqui <apt:ubuntu-restricted-extras> (será que
vai funcionar no email?), o apturl intervém para que vc possa instalar o
pacote linkado.

O link eh do tipo "apt:nome_do_pacote", substituindo o nome_do_pacote pelo
pacote que vc queira sugerir para que alguém instale ao mostrar um tutorial
no seu blog, por exemplo.

Só uma crítica (me corrijam se eu não tiver razão): o openSuse tb tem essa
facilidade, mas a forma de linkar os pacotes é diferente do Ubuntu (a URL no
Ubuntu começa com apt. Não achei como se linka com o one-click-installer do
Suse, mas posso apostar que a URL não começa com apt =). Ou seja, se eu
fizer um artigo, digamos, no VivaOLinux [2], e quiser criar uma facilidade
para os leitores instalar os pacotes necessarios para seguir a dica, vou ter
que fazer um link para usuarios do Ubuntu e outro para usuarios do Suse. Não
seria melhor tds usarem uma URL padronizada para chamar os gerenciadores de
pacotes das diversas distros?

Bom, estou falando sem conhecimento de causa, então se já tiver um jeito de
passar por cima desse problema, gostaria de saber. ;)

[1] http://planeta.ubuntubrasil.org/post/2505
[2] http://www.vivaolinux.com.br/

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos

Encasoft 2.0 - 09 e 10 de Novembro - UVV - Vila Velha

Ciência da Computação
UFES