[Ubuntu-BR] Alterar rótulo do Pendrive.

Kemel Zaidan Maluf kemelzaidan em gmail.com
Quarta Outubro 10 14:42:05 UTC 2007

Talvez aja um modo de fazer o mesmo com a ferramenta tune2fs, porém
achei mais difícil entender o funcionamento dela do que a da mlabel que
é a que vamos usar.

O legal de se atribuir um rótulo é que, toda vez que você plugar o
pendrive em um computador, ele sempre vai ser montado no diretório
padrão, seguido do nome do rótulo. Por exemplo:

Se atribuirmos o rótulo PENDRIVE para um determinado drive USB, ele
sempre vai ser montado no /diretório padrão/PENDRIVE (no meu caso é
o /media/PENDRIVE), e isso independentemente do ponto de montagem que
estiver definido no arquivo /etc/fstab. Pelo que eu pude ver, a maioria
das pessoas altera o ponto de montagem na tabela fstab, o que acaba
funcionando apenas no computador da pessoa. Então mãos a obra.

A primeira coisa a se fazer é descobri qual o tipo de sistema de
arquivos que o pendrive possui. Isso pode ser feito facilmente clicando
com o botão direito em cima do ícone do drive no desktop e em
propriedades. Na guia "volume" há a descrição do tipo de sistema de
arquivos utilizado. Se for do tipo FAT ou FAT32 (vfat), o que é mais
provável, pode-se utilizar o tutorial abaixo. Caso a partição seja ext2
ou ext3, creio que seja possível utilizar a ferramenta e2label.

A segunda coisa a se fazer é instalar o pacote mtools, caso você ainda
não o tenha instalado, pode fazer via apt. Eu não me lembro de tê-lo
instalado antes, então acho que ele deve ter vindo com o Ubuntu por
padrão, de qualquer forma, é só digitar o comando abaixo.

sudo apt-get install mtools

O próximo passo é descobrir qual o diretório referente ao pendrive
através do comando df:

no meu caso o diretório é o /dev/sdb1

Agora vamos atribuir a letra P: como drive portátil USB editando o
arquivo /etc/mtools.conf

sudo gedit /etc/mtools.conf

e acrescentar as linhas abaixo ao final:

# # primeiro drive USB
drive p: file="/dev/sdb1"
mtools_skip_check=1

no meu caso, tive que acrescentar a terceira linha, pois sem ela não
funcionava. Se quiser pode tentar sem para ver o resultado.

Agora podemos ver o rótulo atual do drive digitando:

mlabel -s p:

e atribuir facilmente um novo rótulo:

mlabel p:PENDRIVE

É preciso desmontar e montar o drive novamente para que a alteração
tenha efeito.

Espero poder ter ajudado ;-)

Publiquei o texto acima também em meu blog: www.linuxlega.blogspot.com