[Ubuntu-BR] Problemas de compilação

Sexta Outubro 5 10:46:09 UTC 2007

Bom dia, lista.

Como quero começar a desenvolver no Ubuntu, resolvi adotar o Anjuta como
IDE.

Ao criar um projeto, o Anjuta roda um arquivo autogen.sh, que retorna
como erro a falta de dois pacotes e referenciando onde eles podem ser
encontrados.

O libtool encontrei no endereço referenciado, mas o glib não. Esse é um
problema nível "zero", nada a ver com a compilação do primeiro pacote;
mas se alguém puder me ajudar com esse problema também...

Então, baixei o libtool-1.5.8.tar.gz do FTP da GNU e executei
o ./configure. O script retorna então o seguinte:

checking for a BSD-compatible install... /usr/bin/install -c
checking whether build environment is sane... yes
checking for gawk... gawk
checking whether make sets $(MAKE)... yes
checking for gcc... gcc
checking for C compiler default output file name... configure: error: C
compiler cannot create executables
See `config.log' for more details.

No arquivo config.log, encontrei muitas entradas para o compilador C, e
não tenho idéia qual é o erro *exatamente*. Se alguém pudesse me ajudar
a chupar essa manga, agredeço previamente.

J.