[Ubuntu-BR] Res: Ubuntu falta muito...

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quarta Outubro 3 00:36:46 UTC 2007

Em Ter, 2007-10-02 às 11:48 -0700, Maxwel Monteiro escreveu:
> Ola,
>
> Eu tenho uma licença do Windows e do Office (e olha que é complicado
> conseguir isso para uso de computador pessoal), e sei o quanto é
> difícil, para quem  utiliza o W$, não ter software pirata.

Quando comprei meu primeiro computador exigi Windows original, com
manual, garantia e tudo. Não foi nada difícil.

Para não ter de me render à pirataria optei por programas freeware:
StarOffice, GIMP (já existia), PaintShop Pro (uma versão grátis, de
revista), Lotus Smart Suite 97 (versão de revista).

Eu era comprador assíduo da PC Expert. Mas logo descobri que com o Linux
depender de revista ficava desnecessário.

Para quem se importa em fazer as coisas honestamente, não é difícil
andar na legalidade. Aliás, nem migrar para o Linux foi tão difícil para
mim, sabe por que?

Bem, eu queria ter um BMW, mas não tenho dinheiro para comprar um, então
vou de Del Rey 89 mesmo. Só porque quero um BMW e não tenho como
comprar, não fico achando que tenho o direito de roubar um.

Há lugares, tipo clubes de golfe exclusivos, onde ninguém entra de carro
velho, mas eu não vou roubar um carro para ir lá e nem vou invadir,
prefiro ir a lugares onde sou bem-vindo no meu Ford velhinho.

Contento-me com o que o software livre me traz, mesmo quando ele é
obviamente inferior. Levando em consideração que eu não paguei nada e
nem tenho como ajudar muito, pois não sou programador, eu fico muito
agradecido por existirem o OpenOffice, o GIMP, o TeXlive, etc. Não fico
falando mal porque isso é falta de respeito com os envolvidos, que não
me cobraram nada para que eu usasse tais programas.

Não me sinto excluído por usar software livre. Do mesmo modo que há
coisas que só o software proprietário faz, há outras que só o SL é
capaz. Tente, por exemplo, produzir um livro de qualidade tipográfica
internacional usando o MS Word. Mesmo sem muito esforço o LaTeX produz
resultados ótimos: compare os ebooks em pdf que você acha na internet
com os que eu faço usando o LaTeX e babe!

http://www.leopoldina.com.br/~jggouvea/Downloads/Downloads.html

Na verdade, me acostumei tanto ao mundo do SL que acho que não saberia
voltar a usar windows e software proprietário. Jamais vou conseguir
viver de novo sem LaTeX na minha vida, a linha de comando entranhou
tanto no meu cerébro que, num ato falho, eu já cheguei ao ponto de
digitar "ls" em uma caixa de busca do Google...

P.S. Manoel, eu peguei seu mote, mas a resposta não é para você, é " a
quem interessar possa "...
--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>