[Ubuntu-BR] Tela fica preta quando pc fica ocioso

Telmo Trindade tr.telmo em gmail.com
Sexta Novembro 30 03:39:50 UTC 2007

MInha tentativa de contribuiçao de hoje:

Acho que existem dois conceitos importantes e distintos nesse problema: a
grosso modo em um monitor crt a imagem é formada por um feixe de
eletricidade que é jogado na tela excita uma camada de fosforo produzindo
energia luminosa (acho que fui muito fundo no problema vou tomar meu
gardenal e voltar  a realidade, rsrsrsrs) a proteçao de tela serve apenas
para que o monitor nao fique "cansado" logo depois de um certo tempo de
inatividade ela começa a desenhar qualquer coisa aleatoriamente. Mas nao é
isso que está acontecendo, o problema nao é a proteçao de tela e sim um
conceito mais  "moderno" que se chama gerenciamento de energia, em um dado
momento percebeu-se que pode ser necessário que o micro fique horas a fio
ligado o que pode consumir muita energia... o que se inventou entao??? todos
já sabem a resposta né: o gerenciamento de energia, em que o sistema
inteligentemente percebe que ninguem está usando o micro e desliga o monitor
(já que muitas vezes o monitor consome muito mais que o proprio micro) e
ainda existe a possibilidade de com o tempo desligar os disco tambem, tudo
para se evitar o consumo desnescessário.

voilá... Mais uma vez conceituamos a situaçao e identificamos o possivel
problema... vamos possivel a soluçao (lembro que estou usando o gutsy os
caminhos podem variar de versao para versao).

1- Vá no menu Sistema -> Preferencias -> Gerenciamento de energia
2 - Ficou fácil agora, lá existe  claramente  duas açoes: fazer o computador
dormir quando .... e fazer o monitor dormir quando... se arrastarmos as
barras de contagem de minutos até o fim seu micro nunca mais terá sono.

Um abraço a todos.
(depois de tanto bla bla bla tomara que eu esteja certo)