[Ubuntu-BR] Apache, php e mysql sem cd

Telmo Trindade tr.telmo em gmail.com
Quarta Novembro 28 03:05:49 UTC 2007

Gente o que é isso!!!! Desculpe pessoal mas sao as piores respostas que eu
já vi ... nao gosto muito de reclamar, acho que todo mundo tá aprendendo
mas... Deus do Céu.

Meu amigo... o negócio é o seguinte, voce quer instalar o php+apache+mysql
mas toda vez que voce tenta dar apt-get nos pacotes ele pede o cdrom!!!!!

Porque isso acontece?? vamos lá.

O apt-get procura os pacotes no que chamamos repositórios, mas como ele sabe
de que repositórios buscar os tais pacotes???  Existe um arquivo o famoso
/etc/apt/source.list   lá dentro dele é que estao os caminhos para o
repositórios... SAbendo disso vamos a explicaçao para o seu problema:

-Acontece que durante a instalaçao o proprio ubuntu já coloca alguns
repositórios padrao pra voce, e infelizmente pra voce o cdrom é um deles.
Pois é, quando voce tenta dar um apt-get (ou mesmo o synaptic que nada mais
é que um front end pro apt-get) o sistema tenta baixar os pacotes do
repositório que está lá no source list ou seja: do cd-rom.

como resolver isso:

---> pela linha de comando
1. abra o arquivo source.list
   $ sudo gedit /etc/apt/source.list
2. Exclua ou comente (para comentar basta adicionar um # no inicio da linha)
a linha que começa com:  deb cdrom:
3. Caso os outros repositório estiverem comentados tire o  # deles (é só
procurar todas a outras linhas que começam com: deb
4. Salve e feche o arquivo
5. atualize o banco de dados do apt com o comando
   $ sudo apt-get update
6. instale os pacotes que quer instalar e seja feliz :-)

---> pela interface gráfica
1. Vá no menu Sistema -> Administraçao -> Canais de software
2. Na aba Programas Ubuntu marque todas as opçoes da seçao Disponiveis na
internet e desmarque a opçao CD-ROM
3. Feche o programa
4. Vá no menu Sistema -> Administraçao -> Gerenciador de pacotes Synaptic
5. Clique em recarregar (pode demorar um pouco dependendo de sua conexão)
6. clique em Procurar, procure os pacotes que voce quer instalar e marque
7. clique em Aplicar e seja feliz :-)