[Ubuntu-BR] Grub não aparece na inicialização

Telmo Trindade tr.telmo em gmail.com
Terça Novembro 27 17:19:54 UTC 2007

Caro amigo, vejo o seu problema de forma diferente dos companheiros acima,
mas sabe como sao as coisas de informática né, as vezes nao é nada e as
vezes pode ser tudo. Vou explicar o que penso, desculpe se o texto for longo
mas nao gosto de dar só o peixe, legal é tentar mostrar como se pesca:

Salvo engano durante a instalaçao do ubuntu o local padrão onde ele instala
o grub é a mbr do primeiro hd, isso porque é lá que a bios começa a procurar
seu boot, Inclusive voce pode alterar isso na ultima tela de instalaçao do
ubuntu, onde ele mostra todas as preferencias escolhida pelo assistente de
instalaçao .. lá existe um botao escrito avançado, pra que já teve
curiosidade de clicar ele dá a opçao pra mudar o local onde o grub será
instalado.

OUtra coisa interessante é que o grub identifica os hd s de forma diferente
do linux, nele o primeiro hd é o hd0, o segundo hd é o hd1, o terceiro hd é
o hd2 e o quarto (lógico) o hd3.

Até agora nao falei nenhuma novidade eu sei mas vamos ao aparentemente
ninguem percebeu:

---  Quando eu falo primeiro hd é o master da 1 ide, ou seja o Primary
Master, como voce mesmo postou seu hd SATA esta como Primary Slave ou hd1
pro grub, e seu hd ide está como Secundary Master ou hd2 pro grub..... O que
eu imagino é que o ubuntuu mesmo assim tentou instalar o grub no hd0 (que
nao existe) e acabou acontecendo algum daqueles erros estranho que ninguem
entende pois sao raros de acontecer... sendo assim o defeito nao tem nada a
ver com o grub e sim com a posiçao dos seus hds e com a instalaçao do
ubuntu.

-- Espero que tenha desvendado seu mistério.

AH, sim, como consertar???  meu conselho é colocar um dos 2 hd como Primary
Master ou entao tentar reinstalar o ubuntu e na ultima tela como eu
mencionei mandar instalar o grub em seu hd1 ... a propósito, lendo uma
documentaçao sobre grub esses dias e descobri que pra ele nao faz diferença
seu hd ser sata ou ide, pra ele tudo se chama hd ... diferente de todo o
resto do sistema que chama hds sata de sd... estranho não...