[Ubuntu-BR] Demorando muito para iniciar

José Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Quinta Novembro 22 11:22:09 UTC 2007

A Wednesday 21 November 2007 08:29:09, João Carlos escreveu:
> Vitor, no seu caso me parece que é porque está rodando o FSCK em todos
> os boot´s.
>
> Isso pode estar acontecendo porque seu hd pode estar com algum
> problema, use o smartctl para verificar isso (conforme dito em uma
> mensagem dia desses)
>
> Mas também pode ser nada, como acontecia no meu...
>
> Para você desligar isso, vc tem que ir no FSTAB e mudar a ultima
> coluna das suas partições para de 1 para 0 (qualquer dúvida dá uma
> olhada aqui:
> http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5404&pagina=1)

> [...]

João,

verifiquei meu fstab e parece que meu sistema também está configurado para
rodar o fsck na inicialização. A partição /dev/hda1 (/) está como 1 e as
demais, como 0.

Acredito que possa ganhar bastante tempo de inicialização se mudar estas
configurações, mas tenho medo da segurança de meus dados. Você poderia
elaborar melhor a respeito dos riscos a que me exponho ao desabilitar o fsck
no boot?