[Ubuntu-BR] ACPI em Notebook

Artur Oliveira Gomes artur.o.gomes em gmail.com
Domingo Novembro 11 15:05:28 UTC 2007

Olá Carlos,

Amigo, uma solução NÃO ideal seria, caso você tenha dual boot, com o
Windows, baixar o software que a toshiba disponibiliza para atualização da
BIOS que é feita direto dentro do Windows.
Meu satellite é um A100-498 e tinha esses problemas. Atualizei a BIOS e a
bateria dura até 3h sem o wi-fi e 2h40 com o wi-fi ligado.
Brilho da tela tá resolvido também, além do cooler ficar funcionando com
politicas de frequencia de processador. Significa que ele venta mais caso
seja necessário.
Uma outra coisa também é, depois disso, compilar o kernel do ubuntu com
módulos da toshiba. ACPI, TOSHIBA, APM.
Eu ainda quero conseguir fazer isso.
Seria uma boa os vários usuários de ubuntu e que usam toshiba satellite,
cada um tentar fazer seu .deb do kernel e depois disponibilizar para testes.

Artur

Em 09/11/07, Carlos Junior <ubuntu_junior em yahoo.com.br> escreveu:

>     De uns tempos para cá (segundo minhas pesquisas na Internet), o
> Linux desenvolveu bem o sistema ACPI dos Notebooks. Para quem não sabe,
> um das mais importantes propriedades da ACPI é que o Sistema Operacional
> consegue controlar o quanto do processador é utilizado, o brilho da tela
> LCD do Notebook, monitorar a temperatura do sistema, definir os atalhos
> das teclas multimídia, a tecla especial Fn + alguma coisa, etc...
> Possibilitando, através desses controles, utilizar Perfis
> personalizados, por exemplo, para desempenho máximo quando o Notebook
> [...]

Artur Oliveira Gomes

Ciências da Computação  - UFRN
Pesquisa: Suporte ao Cálculo de Refinamentos de Programas Concorrentes