[Ubuntu-BR] ACPI em Notebook

Carlos Junior ubuntu_junior em yahoo.com.br
Sábado Novembro 10 00:08:54 UTC 2007

    De uns tempos para cá (segundo minhas pesquisas na Internet), o
Linux desenvolveu bem o sistema ACPI dos Notebooks. Para quem não sabe,
um das mais importantes propriedades da ACPI é que o Sistema Operacional
consegue controlar o quanto do processador é utilizado, o brilho da tela
LCD do Notebook, monitorar a temperatura do sistema, definir os atalhos
das teclas multimídia, a tecla especial Fn + alguma coisa, etc...
Possibilitando, através desses controles, utilizar Perfis
personalizados, por exemplo, para desempenho máximo quando o Notebook
estiver conectado à tomada, e desempenho econômico (velocidade de
processamento reduzida, brilho baixo da tela de LCD, etc...) quando o
Notebook estiver usando a bateria.
    No meu Notebook Toshiba, modelo Satellite A105-S4074, a BIOS é
fabricada pela Phoenix Technologies, e, segundo descobri, o suporte para
ACPI do Linux não funciona bem para Notebooks com BIOS fabricadas por
esta empresa. No meu caso, ele consegue monitorar a quantidade de
bateria disponível, e o brilho do LCD só tem duas opções (ou brilho
máximo, ou médio, sendo que no Windows têm umas dez intensidades de
brilho diferentes).
    Mas o que está me preocupando é o seguinte: No Windows, o cooler
liga e desliga periodicamente, conforme a temperatura do sistema aumenta
ou abaixa. Porem, no Ubuntu, reparei que o cooler não liga nunca.
    Isso não pode danificar o computador nos dias mais quentes?? Já que
estou desconfiado que o SO não está conseguindo monitorar a temperatura
do sistema, e por isto, não ativa o cooler nunca???