[Ubuntu-BR] gOS - google linux

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Quarta Novembro 7 18:05:43 UTC 2007

On Nov 7, 2007 3:01 PM, Felipe <felipebanger em gmail.com> wrote:
> Mas aí é diferente, alguém gostava da filosofia do Debian mas achou que
> era pouco prática para o usuário final, então fez uma nova distribuição
> baseada em Debian com outro foco.

    Não é bem assim gostava. Das bases existem apenas da velha guarda
que não estão ligadas a empresas: Debian e Slackware. A opção foi pela
Debian, mas acredite, não foi por sua filosofia, tanto que não
empregada o DFSG no Ubuntu.

> Embora já existissem distribuições
> para o usuário final, eu acho que nenhuma tinha a filosofia do Debian
> por trás, nem o seu sistema de pacotes e tal.
> Talvez se for para criar algo realmente novo até justifique criar uma
> nova distribuição.

    O descolamento da Debian está ocorrendo praticamente este ano com
as novas implementações que vem sendo alocadas no Ubuntu e não tem
absolutamente nada haver com o jeito de ser Debian. Então seguindo seu
pensamento o Ubuntu não poderia existir porque no inicio, como disse
em outra mensagem, era um SID escarrado.

    Por competência de sua comunidade e da Canonical o Ubuntu está
amadurecendo e adiquirindo seu próprio jeito de ser.  Creio que dentro
de um ou dois anos o Ubuntu estará para o Debian como o OenNovel ou
Mandriva estão para a RH.

   Um caminho natural de amadurecimento de um projeto é ter seu jeito de ser.

>Agora esse tal de green os quando dei uma olhada por
> cima me pareceu que só mudaram o nome da distribuição, encheram de
> coisas do google e mudaram o nome para gOS para se aproveitar do boato
> que o google ia lançar um sistema operacional.

  Como argumento acima, não vejo problemas em novas distribuições.
Muitas conseguem prosperar e ter ótimas implementações. O problema há
meu ver é justamente quando os projetos amadurecem e implementão seu
jeito de ser. Exemplo prático e básico, mantendo-me no Debian e Ubuntu
é a variavel path, no Ubuntu está vindo definida no /etc/environment e
no Debian vem definida no /etc/profile. Está falta de padronização nos
arquivos de configuração penso ser ruim para o GNU e não o número de
distribuições.

    Que o gOS ganhe força e apoio da comunidade para que possa
prosperar e desenhar novas implementações para nosso GNU.

    Abçs,
Zandre.