[Ubuntu-BR] Swap

Nelson Correa nelson.ubuntu em gmail.com
Terça Novembro 6 12:01:34 UTC 2007

Oi Tombs,

Muito boa a referência que você me enviou, obrigado. Para deixar mais
claro o meu problema, devo dizer que tenho uma extensão linux-swap
(/dev/sda6) no final físico de um HD de 20GB de um Pentium III 600MHz.
Dentro de uma "extended area". Ela foi criada na instalação do próprio
Ubuntu e tem 1GB. A RAM do meu laptop tem 128+256= 384MB.

Nos últimos dias, depois que fiz algumas experiências com softwares de
vídeo, transformando .avi em .mpeg e dvd ready, percebi que conforme uso
o laptop, a minha disponibilidade de memória, que começa ao ligar com
aproximadamente 33% para programas e 66% para cache, vai aumentando a
parte de programas e diminuindo a de cache até que depois de umas 2
horas de uso, o HD entra em loop louco de escrita que trava todo o
micro. O processamento cai a zero, mas o uso do disco fica travado em
100%.

É fundamental dizer que antes das minhas experiências com softwares de
vídeo, nunca tinha tido esse problema, nem com o atual Gutsy Gibbon
(7.10), nem com o velho Feisty Fawn (7.04). Alguma idéia do que pode
ser?

Abraços,
Nelson Corrêa