[Ubuntu-BR] X trava por consumo de memória

Fabio A Mazzarino fabio.mazzarino em gmail.com
Quinta Maio 31 18:01:05 UTC 2007

 Pessoal:

 Faz algum tempo que uso o Dapper com muita satisfação, e nunca tive
maiores problemas (só com uma Radeon 9200SE, mas isso não é nada).

 Há algumas semanas instalei o Feisty, e então começaram os problemas.
Os de menor importância vou abordar em outro email. Agora estou
querendo resolver o mais grave, o consumo de memória do Xorg.

 Primeiro a configuração aqui:
 . AMD Atlhon XP 2500+ (Barton)
 . Asus A7v600-X
 . 512 MB DDR400 (Kingston - teste de mem. ok)
 . ATi Radeon 9200SE 128MB
 . SATA 7200rpm 80GB

 O Feisty está instalado numa partição de 20GB, inteirinho. Acessa um
/home via NFS, e usa ldap para autenticar-se. Tudo isso sobre uma rede
100 Mbps.

 O problema acontece ao rodar o OpenOffice.

 Quando eu ligo o OpenOffice a situação de consumo de memória é 16%
para o OpenOffice, e 15% para o Xorg. A partir de então o Xorg começa
a consumir cada vez mais memória, e assim vai indo, ultrapassando
rapidamente o OpenOffice, e logo em seguida ultrapassando os 50%. Em
questão de minutos o consumo passa de 75% e começa a afetar a
performance do sistema.

 A partir de então o sistema começa a ficar tão degradado, que mesmo
indo pra algum tty pra tentar logar no modo texto eu recebo um timeout
(60 segundos) do login do tty.

 Detalhe, tem um colega meu que migrou do OpenSuse pro Edgy, gostou
muito, mas agora que instalou o Feisty retornou para o OpenSuse. Ele
não chegou a analisar o problema, simplesmente abandonou o Feisty e
voltou pro OpenSuse, mas os sintomas eram os mesmos.

 Alguém já teve este problema? Alguém sabe como resolver este consumo
excessivo de memória?

 Atenciosamente.

 Fabio

--
Doses Diárias - Achados de um Programador na Internet
http://dosesdiarias.seucaminho.com