[Ubuntu-BR] Alguém usando Enlightenment e17?

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Sexta Maio 25 00:19:29 UTC 2007

Daniel Araujo escreveu:
> Acabei de instalar o E17.
>
> É bem bonito, fácil de configurar e com alguns temas bem interessantes. Pra
> quem não tem uma placa de rede decente (o meu caso) e sente falta do Beryl é
> uma boa pedida.
>
> Apesar da má-fama, achei bastante leve e por enquanto ainda não deu pau! Bem
> melhor que o E16.

1 - Má fama??

Nunca soube que o Enlightenment tivesse má fama. O que ele tinha, em
minha opinião, era uma interface meio alienígena a qual eu nunca me
acostumei.

2 - Bastante leve??

Depende. Se você o compara com o KDE ou com o Gnome, ele é leve sim. Mas
nem chega perto do velho e bom IceWM.... A questão é que o IceWM é feio
que nem mingau de espinafre e o E17 está bem lindinho.

3 - Não deu pau??

Milagre. Eu instalei aqui em casa e ele dava pau a cada dois ou três
cliques que eu dava tentando colocar a barra de tarefas de um jeito
legal. Sem falar que alguns epplets não rodavam.

4 - Melhor que o E16!

Concordo. Quando estiver pronto vai ser show!

5 - Fácil de configurar??

Quando estiver sem bugs e parar de morrer enquanto eu configuro. Ajudava
se tivesse uma espécie de Centro de Controle de onde se pudesse
configurar tudo. Mas do jeito que é já é razoavelmente fácil.

Resumo: Gostei do E17 mas a cada dia tenho menos vontade de deixar de
usar Gnome. Até o XFCE eu achei esquisito quando usei. Se resolver
deixar o Gnome será para usar a minha combinação dos tempos de K-6II:

IceWM com um startup que carregava:

gnome-settings-daemon &
thunar (ícones na área de trabalho) &
openoffice-org -nologo -nodefault -quickstart &

Mas isso, é claro, no dia em que eu deixar de achar a beleza do Gnome
uma coisa tão legal e começar a achar a rapidez do IceWM algo melhor. ;-)

José Geraldo