[Ubuntu-BR] XP Alterou partições do meu hd, ferrou?

Ronaldo Rezende Junior ronaldo.rrj em gmail.com
Quarta Maio 23 16:21:59 UTC 2007

Bom, vamos por partes. Os dois HDs estão como master, minha BIOS me da opção
de dar boot em qualquer HD, alem daquela sequencia costumeira de boot
primeiro CDrom, depois, hd e tal. Eu tenho uma opção de escolher qual HD
será dado o boot, por isso coloquei o windows no de 40GB, quando eu
precisasse dele, que seria na hora de rodar um simulador de aeromodelos,
iria na bios e trocaria o hd a dar boot. Agora sobre o hd de 160Gb, eu vi
essa opção de formatações na instalação do XP, o de 160 estava listado lá,
porem observei bem e mandei ele mexer apenas no de 40GB. E nao foi so o grub
que perdi, se é que perdi, se fosse estava facil, posso até tentar recuperar
o grub inicialmente para ver o que da, mas o que me preocupa é como estao as
partições nesse momento, listado pelo fdisk abaixo. O mais estranho, o
cfdisk nem acha meu hd de 160Gb, so o de 40gb. Nem com o comando sudo cfdisk
/dev/sda. Já o gparted acha e como se nao tivesse particao alguma, quando
entro no windows ele fala que meu hd de 160 é uma unidade D: com 160Gb
livres, ai que me preocupa mais.
O que eu nao quero é perder os dados, apesar de ter backup de quase tudo,
mas olhem bem, tenho uns 20Gb de filmes DivX e MP3 que ainda nao tinha
gravado em DVD, terei que baixar tudo de novo. Tenho uns 40Gb de MP3 que
tenho backup mas copiar isso de novo la para dentro é um trabalhao. E o
pior, meu /home com todas as configurações, skins, temas dos programas,
terei que refazer tudo de novo. Por isso que eu quero, e vou recuperar esses
dados. De qualquer forma já valeu pela ajuda, qualquer coisa a mais falem
ai, eu so vou poder mexer com isso la para o fim da semana que vem, entao
tenho tempo para estudar qual o melhor caminho. Se eu conseguir algo informo
aqui.