[Ubuntu-BR] Mark Shuttleworth: a Microsoft produz softwares fantásticos . . .

Olival Júnior olival.junior em gmail.com
Terça Maio 22 22:05:25 UTC 2007

Wagner escreveu:
> duas decadas... quase ninguém tinha saco pra usar o antigo Nescape todo
> fudido de lento e consumidor de memória... ou o Mozilla alternativa Open
> Source ao Netscape e IE, que não ficava muito atrás em peso e
> desatualizações com relação a padrões, foi ai que veio o Firefox, mas ai é
> outra história...

Evidentemente vc *não* pegou o começo da história. Olhe algumas msgs
atrás e verá como o dumping do IE prejudicou o Netscape, mesmo antes do
IE ser um produto realmente à altura do concorrente.
> porque é proprietário? Claro que não! Chega de puritanismo, o grande lance
> de hoje é INTEROPERABILIDADE e antes de falarem contra ou a favor da
> INTEROPERABILIDADE procurem saber o que é, pois não é só um termo usado por
> grandes empresas para fecharem acordos. Se você é contra as coisas

Me parece q vc realmente precisa estudar um pouco mais o q significa
*interoperabilidade*.
Quem modificava o comportamento de interfaces de sua JVM, mantendo a
mesma API Java, mas quebrando a compatibilidade dos produtos? Isso
mesmo, a Microsoft.
Quem não segue até hoje os padrões W3C? Olha só, a Microsoft.
Quem não publica até hoje os padrões de documentos do seu pacote de
escritório? De novo, a Microsoft...

Posso continuar isso até gerar uma lista beeem maior. "Lock-in" sempre
foi a arma maior da MS contra seus competidores. E ela nunca teve
pudores em romper padrões e acordos para "aprisionar" seus clientes.
> proprietárias e acha que tudo deveria ser livre, tente viver num mundo sem
> TV, Rádios, Internet, Carros, Celulares etc... afinal é tudo proprietário e
> patenteado, seu celular usa firmwares proprietários, seu carro também, os
> roteadores que
Meu carro eu levo na oficina q bem entender, mesmo q não seja da
concessionária da marca. O computador de bordo usa software livre? Não
sei, tampouco importa, pois eles somente teriam de me entregar o código
se ele fosse, digamos GPL, e o código fosse distribuído fora de um
dispositivo.
Meu celular fala protocolo GSM, um padrão *aberto*. E existem diversos
celulares com kernel Linux embarcado.
Roteadores? Já ouviu falar da Cisco? Sabia q ela usava código GPL?
Tv? Já ouviu dalar do Tivo? Sabe q ele roda GNU/Linux embarcado?
A Internet foi contruída sobre padrões abertos e softwares livres, caso
contrário jamais teria atingido a dimensão q atingiu. Isso é ponto
pacífico em todas as discussões sobre o assunto, e costuma ser apontado
como a maior inovação que o Software Livre deixou para a Humanidade.

O mundo não é tão "proprietário" ou "fechado" qto vc imagina.

[ ]s,

OJr.