[Ubuntu-BR] Mark Shuttleworth: a Microsoft produz softwares fantásticos . . .

Terça Maio 22 15:37:51 UTC 2007

Em 22/05/07, Andre Cavalcante <andre.d.cavalcante em gmail.com> escreveu:

> Exceto que quem usa software livre SEMPRE terá o direito de escolha.
> Quando se usa software proprietário, talvez não (o que normalmente ocorre
> quando se usa produtos Microsoft). Imperatividade ou não a verdade é essa.
> Aceite você ou não, a gravidade sempre irá fazer você cair.
>
> André Cavalcante
> Manaus, AM.

Desculpa um e-mail atrás do outro, mas só para exemplificar: só não tenho
MP3 "na caixa" do Ubuntu porque ele é fechado (não livre), ok? Mas sou
"obrigado" a instalá-lo (e para isso tenho fazer algumas configurações no
sistema etc.) se não, vivo num mundo sem som, certo? Qual é a minha
liberdade de escolha com o MP3? Nenhuma. Não posso nem mesmo convertê-lo sem
pedir autorização para o criador do conteúdo ou pagar pelo codec (assumindo
que não irei utilizar nenhum implementação "livre", mas que viola patentes
em algumas partes do mundo). Idem para Java, para flash etc. Agora, uso ogg
(que é livre). Não somente tenho ele "na caixa", sem nenhuma configuração
adicional, como também posso não utilizá-lo, convertê-lo para o que quiser,
sem infringir nenhuma lei em nenhum lugar do mundo. Não sou fanático, mas
sempre que posso digo: "use sempre software livre"...

André Cavalcante
Manaus, AM.