[Ubuntu-BR] sobre compilação do leitor de telas orca preciso de auxílio dos amigos

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Domingo Maio 20 21:32:31 UTC 2007

Ricardo Lima escreveu:
> Caros amigos,
>
> estou tendo acesso pela primeira vez ao mundo linux, através do poderoso
> leitor de telas orca, que nos impressiona cada dia que utilizamos e, nos
> mostra o caminho da liberdade e ainda mais de escapar do Windows e poder
> conhecer outros sistemas, enfim ter opções para crescer. O Orca
> sintetiza grande parte das informações dispostas na tela através do
> espeak, um bom sintetizador de voz, que nos ajuda muito.

É muito bom saber que cada vez mais as pessoas expandem sua liberdade.
Também é muito bom ter usuários com necessidades especiais no mundo
Linux, pois assim eles ajudam a comunidade a tornar os programas mais
utilizáveis, menos dependentes de coisas como cliques de mouse...
> [...]
> dependências solicitadas também tudo beleza. Comecei a instalação
> propriamente dita, fui para pasta dos arquivos descompactados, depois
> configurei os fontes com o comando ./configure --prefix=/usr, ele fez o
> procedimento normalmente, depois é que a coisa pegou. Quando fui dar o
> sudo make, ele me informa que não existem parâmetros válidos, então
> coloquei no terminal sudo make orca, também não me retornou com êxito,
> disse que não havia alvo definido. Pode ser que já tenha a versão
> atualizada e não sei, teria um comando via terminal para saber a versão

A primeira coisa a testar é se a configuração **realmente** terminou
corretamente. Outra coisa é nunca instalar programas compilados
manualmente no prefixo /usr para não ''contaminar'' seu sistema com
software não-empacotado. Quando eu compilo e instalo algum pacote, eu
sempre uso a pasta /opt.
> Esses dias mesmo descompactei e compilei o espeak com o make make
> install, deu tudo certo, não sei por que agora com orca a coisa está
> encrencando? Lembrando que o orca, bem como o espeak já vem encorporado
> a imagem iso do ubuntu, todos podem utilizá-lo se necessário, bastando
> chamar orca na linha de comando, pronto, ele já sairá falando e pedindo
> os parâmetros para a primeira configuração.

Por isso mesmo o ideal é usar a versão que está empacotada a menos que
você tenha uma boa razão para isso. Exemplos de boas razões são
características novas ou uma vontade incontrolável de usar a versão
nova. ;-)
> Nós portadores de cegueira ou deficiência visual, temos grande
> experiência na plataforma Windows com os diversos leitores de telas
> disponíveis e imensamente caros, mas o linux nos possibilita a liberdade
> e gosto de usar um software totalmente livre e que nos fará crescer
> juntamente com todos os utilizadores.

Leia os arquivos INSTALL e README, se existirem. Os desenvolvedores
costumam listar ali todas as dependências necessárias. É comum que o
programa não tenha uma dependência configurada no script ./configure mas
ainda assim ela é chamada por algum arquivo-fonte. Uma boa maneira de
assegurar-se de que a compilação da nova versão dará certo é verificar
as dependências de compilação do pacote que está empacotado no Ubuntu.
Para fazer isso use o comando apt-get build-dep. Fiz isso por você e
obtive o seguinte:

[jose em ghost: ~]$ sudo apt-get build-dep orca
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências
Lendo informação de estado... Pronto
O pacote librrd0-dev não está disponível, mas é referenciado por outro
pacote.
Isso pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote librrd0-dev não tem candidato para instalação
E: Falha ao satisfazer dependência Build-Depends para orca: librrd0-dev

Instalei o pacote librrd2-dev e tentei de novo:

Mas repetiu-se o erro. Ao verificar as dependências do librrd2-dev
reparei que ele conflita com o librrd0-dev mas não o substitui. Enquanto
que o librrd2 substitui o librrd0. Parece haver um bug no empacotamento
dessas bibliotecas. Vamos ver o que a lista nos diz...

José Geraldo