[Ubuntu-BR] sobre compilação do leitor de telas orca preciso de auxílio dos amigos

Ricardo Lima ricardo em intervox.nce.ufrj.br
Domingo Maio 20 18:53:06 UTC 2007

Caros amigos,

estou tendo acesso pela primeira vez ao mundo linux, através do poderoso
leitor de telas orca, que nos impressiona cada dia que utilizamos e, nos
mostra o caminho da liberdade e ainda mais de escapar do Windows e poder
conhecer outros sistemas, enfim ter opções para crescer. O Orca
sintetiza grande parte das informações dispostas na tela através do
espeak, um bom sintetizador de voz, que nos ajuda muito.

Ocorre que, como todos os softwares livres, existe várias atualizações
que visam aperfeissoar o programa e melhorar suas funções, o orca não é
diferente, diariamente são lançados scripts visando atender a uma
aplicação diferente.

Tentei atualizar o orca, baixei o arquivo do seu repositório,
orca-2.19.2.tar.gz e descompactei em minha pasta pessoal, com o comando

tar -xvf orca-2.19.2.tar.gz, até aí beleza pura, depois baixei algumas
dependências solicitadas também tudo beleza. Comecei a instalação
propriamente dita, fui para pasta dos arquivos descompactados, depois
configurei os fontes com o comando ./configure --prefix=/usr, ele fez o
procedimento normalmente, depois é que a coisa pegou. Quando fui dar o
sudo make, ele me informa que não existem parâmetros válidos, então
coloquei no terminal sudo make orca, também não me retornou com êxito,
disse que não havia alvo definido. Pode ser que já tenha a versão
atualizada e não sei, teria um comando via terminal para saber a versão
dos programas?

Esses dias mesmo descompactei e compilei o espeak com o make make
install, deu tudo certo, não sei por que agora com orca a coisa está
encrencando? Lembrando que o orca, bem como o espeak já vem encorporado
a imagem iso do ubuntu, todos podem utilizá-lo se necessário, bastando
chamar orca na linha de comando, pronto, ele já sairá falando e pedindo
os parâmetros para a primeira configuração.

Nós portadores de cegueira ou deficiência visual, temos grande
experiência na plataforma Windows com os diversos leitores de telas
disponíveis e imensamente caros, mas o linux nos possibilita a liberdade
e gosto de usar um software totalmente livre e que nos fará crescer
juntamente com todos os utilizadores.

Um abraço, se puderem me ajudem.

Ricardo Lima