[Ubuntu-BR] Livreto

Nilton Pessanha niltonpess em terra.com.br
Quinta Maio 17 11:12:53 UTC 2007

Olá Adorilson!
Eu nunca fiz a montagem de um livreto (imposição) no BROffice ou no
MSOffice. Como trabalho numa editora, usava há coisa de dois anos o
PageMaker e o Quark-Xpress, que fazem isso automaticamente.
Atualmente uso o Adobe InDesign e nem sei se ele faz isso, pois nunca
mais precisei fazer imposição de páginas. As gráficas aceitam o
arquivo em formato PDF e lá mesmo na gráfica se faz a imposição.
Mas todas as vez em que precisei fazer o livreto manualmente, fiz à
maneira antiga. Numa folha ofício eu dobrava até ter o número de
páginas que precisava, no seu caso duas dobras perpendiculares.
Depois cortava o lado de uma das dobras para ter somente uma dobra e
numerava manualmente cada página. Abria a folha e montava o arquivo
página por página seguindo a ordem marcada. Acredite, muita indústria
gráfica de porte ainda usa esse método, simples, mas eficiente.