[Ubuntu-BR] TeXlive

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Domingo Maio 13 17:50:37 UTC 2007

Renato escreveu:
> Olá, Gouvêa. Vou torcer por você. Estou com o texlive 2005 esperando
> sair o pacote do ubuntu. Tenho atualizado alguns pacotes do tex na
> mão.
>
> Boa sorte para você.
>
> Uma pergunta: por que você não instalou o texlive do dvd?
>
> Renato

Resolvido!!!!

Você pode usar os pacotes TeXlive do TUG, com algum sacrifício. Pelo que
andei vendo, é mais seguro que usar os pacotes do Gutsy, que têm um
monte de dependências em relação a pacotes da futura distribuição e
podem causar pau no sistema.

Os passos para instalar são os seguintes:

* Adicione o repositório do TUG ao seu sources.list (deb
http://www.tug.org/texlive/Debian/ tl2007/).
* Coloque também uma linha deb-src.
* Verifique na URL acima se não há mais pacotes de seu interesse
(context, luatex, etc.). Adicione as respectivas linhas.
* Procure em http://packages.debian.org pelos pacotes tex-common (1.7)
libpoppler0c2 e libpoppler-dev (ambos 0.4.5). A distribuição será a
"stable". Instale esses pacotes --- e somente esses pacotes.
* Atualize os repositórios (mas não o sistema, senão você atualiza a
libpoppler-dev) e instale os pacotes que for possível instalar.
* Verifique que os pacotes texlive-base-bin texlive-xetex
texlive-latex-bin texlive-extra-utils e texlive-font-utils (e alguns
outros, cuja versão é 2007-7) não serão instalados por causa da
dependência em relação à libc6.
* Baixe o fonte do telive-base-bin (apt-get source texlive-base-bin)
* Depois que o apt desempacotar e aplicar os patches, entre no diretório
"debian" e edite o arquivo Changelog. Acrescente uma versão 2007-8,
seguindo cuidadosamente o formato do arquivo, e coloque como modificação
simplesmente o conserto da dependência em relação á libc6.
* fakeroot dpkg-buildpackage (no diretório raiz do desempacotamento).
Vai demorar uns vinte a vinte e cinco minutos (em computadores razoáveis
pelo menos) para terminar a compilação e o empacotamento. Em sistemas
antigos pode demorar até três horas (Deus os ajude).
* Instale os pacotes compilados.
* Agora os pacotes que você compilou aparecem como "local ou obsoleto",
mas não serão atualizáveis enquanto não surgir uma nova versão do
TeXlive nos repositórios. Quando isso ocorrer, dependendo de como eles
tiverem empacotado as dependências, talvez você tenha que repetir esses
procedimentos.

E atendendo a pedidos -- visto que alguns membros da lista não
entenderam muito bem do que eu estava falando:

* TeXlive não é um aplicativo para edição de textos, é uma distribuição
TeX completa (substitui o tetex, que foi por muito tempo o "tex do Linux).
* O teTeX não será mais atualizado, por isso todas as distribuições o
estão abandonando e adotando o TeXlive, uma distribuição nova e por isso
menos estável e com certos problemas de disponibilidade e de
empacotamento -- mas muito mais atualizada e aparentemente muito
promissora em termos de desenvolvimento e funcionalidades.
* O TeXlive é distribuído de duas formas: em CDs ou DVDs que o instalam
usando um sistema de pacotes próprio ou através de repositórios de DEBs
mantidos pelo próprio Grupo de Usuários de TeX (TUG).
* Esses pacotes do TUG são compilados e empacotados usando o Debian e
dependem de algumas bibliotecas novas (como libc6)
* Porém o TeXlive exige algumas bibliotecas antigas, por causa de código
legado do teTeX. Entre essas bibliotecas está a libpoppler, dependência
do pdftex (mas não do xetex).
* O TeXlive já teve duas releases: 2005 (06/12/2005) e 2007
(23/02/2007). Cada release deveria ser o resultado das atualizações e
descobertas do ano anterior (feature freeze em dezembro).
* A versão atual saiu muito "em cima da hora" para ser empacotada para a
maioria das distribuições. O Ubuntu Feisty pegou, ainda o TeXlive 2005.
Em termos de TeX esse atraso não representa muito porque a velocidade e
a profundidade das transformações no código não são imensas -- mas quem
não quer ficar a par dos últimos desenvolvimentos?
* Assim, para não ter que usar os pacotes do Gutsy (que ainda estão
"verdes" demais) eu passei por tudo isso para instalar os pacotes do Debian.
* Como disse na abertura da thread: esse é um assunto que interessa a
pouquíssimas pessoas.

E para o caso de acharem útil, leiam minha nova assintatura. ;-)

--
José Geraldo
HomePage: http://mundosefundos.co.nr

Except where otherwise noted
<http://creativecommons.org/policies#license>, this e-mail message is
licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License
<http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/>