[Ubuntu-BR] TeXlive

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Sábado Maio 12 03:53:19 UTC 2007

Creio que sou um dos poucos que usam TeX -- e portanto esse problema
afeta principalmente a mim. Por isso, em vez de pedir a alguém que
resolva para mim eu vou apenas lhes pedir que me ajudem a resolver eu
mesmo. E, é claro, postarei os resultados no Wiki....

Estou querendo manter o TeXlive instalado em meu sistema --- e
atualizado. Estou usando os pacotes encontrados no repositório oficial
(http://www.tug.org/texlive/Debian). Infelizmente estes pacotes foram
preparados para o sistema Debian stable e contêm muitas dependências
desencontradas em relação ao Ubuntu. Por exemplo:

* Eles dependem de uma versão antiga da libpoppler (libpoppler0c2)
* Porém dependem de uma versão mais nova da libc6 (libc6_5.5-5)
* Eles dependem de um pacote tex-common versão 1.7 (o do Ubuntu é 0.42)

Quanto ao tex-common e à libpoppler, eu simplesmente catei os pacotes do
Debian e instalei. Não houve problemas.

O problema está na libc6. Como se trata de uma biblioteca de sistema,
ela possui muitas dependências em relação a dezenas de outros pacotes. É
inviável, portanto, atualizar usando o pacote do Debian. Porém, esta
dependência que está no pacote texlive-latex-bin é uma dependência
desnecessária: a versão anterior (2007-5) foi compilada com a versão
libc6_5.5-0 e é pouco provável que a versão atual não compile também.

Pensando nisso, resolvi compilar os pacotes eu mesmo. Aí veio o
problema: o TeXlive não compila contra a libpoppler-dev que vem
instalada no Ubuntu, que é a versão 0.5.4. Baixar e instalar a
libpoppler-dev do Debian seria uma boa idéia (pois a biblioteca só é
necessária para compilar, depois eu atualizo de novo). Estou
experimentando essa idéia agora, nesse momento.

Mas caso não consiga, gostaria de trocar idéias com alguns
"empacotadores" sobre como empacotar o TeXlive para o Ubuntu. Se
conseguir, "doo" os pacotes para algum repositório da comunidade....

José Geraldo