[Ubuntu-BR] Particionar

Sergio Pereira sergiopereira em sein.com.br
Sábado Maio 5 12:31:20 UTC 2007

Marsswell Souza escreveu:
> Gostaria de sabe como particinar um HD, pois tenho um laptop HP pavillon
> xf328, com HD de 30, e já está instalado o WinXP e com os programas da
> empresa que trabalho, mas gostaria de particioná-lo na metade, ou seja, 15
> gb para windows e 15 gb para ubuntu, só que não sei particionar. desde já
> obrigado a quem poder me ajudar.

Oi, Marsswel.
Seguinte: eu intalei num Toshiba sem problemas e fiz o particionamento
normalmente durante o processo. Só tem um detalhe: há uma chance de ao
redimencionar particão NTFS pelo particionador nativo, pode, repito,
pode haver perda de dados. Eu redimencionei minhas particões sem
problemas. Mas já ouvi relatos de pessoas que perderam os dados do
winXP. Então, sugiro q vc primeiro use o Partition Magic que é bastante
eficiente, e roda no XP. Redimencione sua particão do win e depois
instale o Feisty normalmente na(s) particão(ões) criada(s).
Boa sorte.

Sérgio

--
Linux User #426387 / Ubuntu User #13964
Linux: A liberdade da escolha. A escolha da liberdade.