[Ubuntu-BR] Grub

Dorneles Treméa dorneles em x3ng.com.br
Sexta Maio 4 22:41:34 UTC 2007

Opa José,

> Não. Não funciona não. Mesmo instalando o Grub no MBR os arquivos de
> configuração dele continuam dentro da pasta /boot que fica na raiz so
> sistema. Se você remover a partição do Linux o Grub deixa imediatamente
> de funcionar: você liga o PC e cai numa tela preta, sem comandos e nem
> opções.

você perdeu o contexto da resposta do Felipe para o Dirceu... :-)

Caso o /boot seja uma partição separada e ela tenha sido usada para
a instalação do Grub, é possível remover as outras partições do Ubuntu
sem comprometer o Grub.

> Esse é um engano muito comum: instalar o Grub na MBR não quer dizer
> colocar o programa inteiro lá, quer dizer apenas substituir o registro
> da MBR (que é normalmente escrito pelo Windows quando você o instala)
> por uma chamada para o Grub.
>
> Quem for melhor informado que eu me ajude a completar o raciocínio, mas
> me parece que a MBR é apenas 1 cluster do disco, ou seja, 32K ou algo
> assim. Mal cabe um arquivinho.

São 512 bytes, vide mensagem anterior... ;-)

HTH,

--

Dorneles Treméa
X3ng Web Technology