[Ubuntu-BR] Grub

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Sexta Maio 4 12:56:39 UTC 2007

Felipe Munhoz escreveu:
> Se durante a instalação você escolher instalar o grub na MBR do HD (o que é
> padrão) isso funciona sim. Mesmo excluindo as partições do ubuntu.

Não. Não funciona não. Mesmo instalando o Grub no MBR os arquivos de
configuração dele continuam dentro da pasta /boot que fica na raiz so
sistema. Se você remover a partição do Linux o Grub deixa imediatamente
de funcionar: você liga o PC e cai numa tela preta, sem comandos e nem
opções.

Esse é um engano muito comum: instalar o Grub na MBR não quer dizer
colocar o programa inteiro lá, quer dizer apenas substituir o registro
da MBR (que é normalmente escrito pelo Windows quando você o instala)
por uma chamada para o Grub.

Quem for melhor informado que eu me ajude a completar o raciocínio, mas
me parece que a MBR é apenas 1 cluster do disco, ou seja, 32K ou algo
assim. Mal cabe um arquivinho.

José Geraldo