[Ubuntu-BR] ajuda com estalacao do ubuntu

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quarta Maio 2 02:29:28 UTC 2007

antonio martins escreveu:
> Olá Geraldo, porque a partiçao de intercâmbio FAT deve ser primária?
>
> Eu uso uma partição FAT para intercâmbio, que é onde ficam "meus
> documentos" do windows mas nunca a fiz primária, sempre estendida, vizinha
> às partições sistema, swap e home do Ubuntu e agora pintou essa dúvida.

Porque é mais seguro. Usar uma unidade lógica dentro de uma partição
estendida é ter duas vezes mais risco de que a tabela de partições se
corrompa. Isso aconteceu comigo uma vez e, como não gosto de deixar
ninguém correr o mesmo risco, sempre aconselho a usar partições primárias.

Uma partição estendida nada mais é que uma partição que tem
'sub-partições' (pelo menos uma).

Outro fator é te ajudar a organizar as coisas. O Linux aceita até quatro
partições primárias num disco:

/dev/hda1
/dev/hda2
/dev/hda3
/dev/hda4

e até quatro unidades lógicas dentro de cada partição estendida (pro
Linux não faz diferença se a partição é primária ou estendida, só
Windows liga para isso).

aí então, supondo que a sua partição hda4 é "estendida", você terá
quatro unidades lógicas nela:

/dev/hda5
/dev/hda6
/dev/hda7
/dev/hda8

Mas se você tiver apenas uma partição primária, uma estendida e as do
Linux, você terá

/dev/hda1 (o windows aqui)
/dev/hda4
--> /dev/hda5 (sua partição de troca)
--> /dev/hda6 (o / do Linux)
--> /dev/hda7 (o /home)
/dev/hda2 swap (porque swap tem que ser primário, acho)

Veja só que loucura, você pode facilmente se confundir e formatar no
lugar errado.

Sem falar que as partições do Linux ficarão dentro de uma partição
estendida feita pelo fdisk do Windows!!

== esse é mais um dos motivos pelos quais eu não aconselho ninguém a
rodar dual-boot ==
== esse é o motivo pelo qual eu não aconselho a ter uma partição FAT
para intercâmbio de dados ==

Mas se eu falei besteira, por favor me esclareçam

José Geraldo