[Ubuntu-BR] ajuda com estalacao do ubuntu

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Terça Maio 1 14:19:51 UTC 2007

milton dos santos peres escreveu:
> Olá galera!!
> Preciso de uma informação de vocês!
> Eu vou ter que instalar o windows de novo e a pergunta é:
> Quando eu for instalar o Ubuntu eu quero que ele fique com 20 GB e o
> windows fique com 60 GB o que eu faço  para isso?
>
> Milton Peres

A resposta à sua pergunta depende de uma série de variáveis:

1 - Você vai aproveitar partições existentes ou vai criar partições
novas em um disco?
2 - Você vai criar a partição do Windows como NTFS ou como FAT?
3 - Você precisa criar uma única partição para o Windows ou pode fazer duas?

Minha sugestão é a seguinte, se você for particionar um disco novo:

1 - Usando o Gparted, o FDISK ou qualquer programa de particionamento,
crie duas partições em seu disco. Uma das partições (tamanho à sua
escolha) servirá para instalação do Windows. Em meu exemplo eu estou
considerando essa partição com 20GB. A segunda partição será para
intercâmbio de arquivos. Estou sugerindo que você a faça com 40 GB.
2 - Ambas as partições deverão ser primárias (e não estendidas). A
primeira você formata como quiser. A segunda é melhor que fique como FAT.
3 - Não particione o restante do disco.
4 - Instale o Windows na primeira partição. Se quiser, configure-o de
forma a usar  a partição 2 (ou uma pasta dentro dela) como "Meus
Documentos".
5 - Use o instalador do Linux para particionar automaticamente o espaço
vazio que ficou no fim do seu disco rígido.
6 - Instale o Linux nas partições do fim do disco.
7 - Acabou.

Mas eu ainda acho que manter Windows e Linux no mesmo HD só serve para
que os problemas do Windows tragam problemas para o Linux.

José Geraldo