[Ubuntu-BR] skype

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quinta Março 29 19:31:16 UTC 2007

Ivaldo Pedro Ferrata escreveu:
> João,
>
> Como novato não sei com adicionar repositório.
> Baixei o 1.3.0.53 mas não consigo adicioná-lo como programa.
> Podes afudar-me um pouco mais?
>
> Grato

Vamos por partes, Ivaldo.

"Adicionar repositório" é algo muito útil que vc tem que aprender, e já.
Utilizar repositórios é muito mais fácil e seguro que instalar pacotes
manualmente.

Você tem duas opções: pela linha de comando ou pelo Synaptic. Eu prefiro
a linha de comando, basta adicionar essa linha ao arquivo
/etc/apt/sources.list:

deb http://download.skype.com/linux/repos/debian/ stable non-free

Caso prefira utilizar o Synaptic, abra o programa e vá em

Configurações > Repositórios.

Vai abrir uma janela com muitas abas.

Na primeira aba (Ubuntu 6.10), marque todos os itens e selecione a
origem para os pacotes (Servidor principal ou servidor no Brasil).
Na segunda aba (Atualizações via internet), marque todos os itens da
parte de cima e mais 'verificar por atualizações automaticamente'
(freqüencia: diário) e 'obter atualizações automaticamente, mas não
instalá-las'.
Na terceira aba "Outros pacotes", clique em "Adicionar" e chegamos a
parte que nos interessa.

cole na caixa de diálogo que vai aparecer exatamente a mesma coisa que
eu mandei vc adicionar ao arquivo sources.list! (viu porque pela linha
de comando é mais simples?).

Feito isto, dê OK e saia.

Agora atualize os repositórios e mais novos pacotes estarão à sua
disposição. Entre eles o skype.

É melhor utilizar o apt (ou o Synaptic) para instalar pacotes para ter a
certeza de que estarão sempre atualizados e com as dependências corretas.

---
Para instalar pacotes avulsos, basta ter instalado em seu PC um
aplicativo chamado gdebi. Faça isso em uma linha de comando:

sudo apt-get install gdebi

ou então localize-o no synaptic e mande instalar.

Feche o synaptic e clique com o botão direito sobre o ícone do pacote
(no Nautilus). O resto é só seguir sua intuição.

José Geraldo