[Ubuntu-BR] AGP ou PCI

Vítor adeiss.vc em gmail.com
Quinta Março 22 15:16:16 UTC 2007

Boas...

Mandei esta mensagem hoje de madrugada, mas, aparentemente, ela não
chegou à lista. Se, por acaso, estiver repetida, queiram desculpar-me.

Comprei um placa GeForce 6200, instalei, configurei, aparentemente tá
funcionando direitinho.
Só por curiosidade fui prucurar informações sobre ela no sistema.
Trata-se de uma placa para barramento AGP, mas tanto no glxinfo,
quanto no gerenciador de dispositivo e no nvidia setings aparece PCI.
Tá correto isso? Não é nem PCI Express, é PCI mesmo

no glxinfo: OpenGL renderer string: GeForce 6200/PCI/SSE2/3DNOW!
no gerenciador de dispositivos: selecionando Geforce, na aba
dispositivo: Tipo de Bar PCI
no nvidia setings: Bus Type: PCI
até no xorg.conf aparece PCI

É paranóia minha ou tá configurado errado mesmo?
Ela não parece estar mal configurada. Hoje eu rodei simultaneamente
Beryl + Google Earth + Torcs + FlightGear (os dois último são jogos
3d). O computador só começou a lerdar um pouco com o último. Como eu
nunca usei uma placa de vídeo, não sei se essa resposta é realmente
boa, ou se eu é que estou deslumbrado.
Essa minha dúvida é por que eu ouvi que é possível ligar um
dispositivo AGP num barramento PCI, o que reduziria sua capacidade.
Meu computador é um Semprom 2800, 512MB de RAM, Ubuntu 6.10
Desculpem 'inguinorança'.
Se puderem dar alguma informação agradecia.

Abs

Vítor