[Ubuntu-BR] como copiar (clonar) um hd inteiro?

Arlei Silveira Silva arlei em terra.com.br
Quarta Março 14 00:25:18 UTC 2007

Eu particularmente uso e gosto muito do Partimage (http://www.partimage.org/Main_Page), principalmente a partir de um liveCD como o GParted (http://gparted.sourceforge.net/livecd.php) ou mesmo o do próprio Partimage chamado SystemRescueCD, porém ele gera imagens apenas das partições, portanto para clonar o HD inteiro é necessário usar também os comandos "dd" e "sfdisk" para também clonar a MBR e tabela de partições respectivamente.

Porém existe um programa chamado Phantom (http://phantom.nasheer.net/) que até usa o mesmo engine do Partimage, porém é muito simples e tem uma opção para clonar o HD inteiro. Ele também roda em liveCD que ao ser carregado se aloca por completo na memória liberando o drive de CD para gravar as imagens geradas.

O Partimage como já disse faço uso frequente e recomendo, porém o Phanton em uma única tentativa de uso não tive uma experiência muito agradavel, tendo o mesmo me formatado uma partição, embora isso possa ter ocorrido por uma falha minha mesmo.

--
Arlei Silveira Silva