[Ubuntu-BR] Segurança contra invasões

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quarta Março 7 03:00:21 UTC 2007

Em Ter, 2007-03-06 às 23:31 -0300, Júlio César Bispo Neves escreveu:
> Bom dia a todos!
>
> Sou um usuário novato e tenho dúvidas quanto a segurança ao navegar na
> internet. Tenho o Windows XP instalado e para manter a segurança contra
> invasões tenho de usar o Norton internet Security + Adware + Spybot.  E
> no Ubuntu, qual a segurança que eu tenho contra a invasão de hackers.
> Qual é a segurança por exemplo para dados bancários, compras pela
> internet e outros?  Ou seja, como devo proceder para ter a garantia de
> que meu sistema é seguro?  Falta só isso para eu derrubar o meu Windows.

Antes de te responder, só uma ironia: "você só pode estar brincando".

Norton Internet Security, Ad-Aware e Spybot são programas que só existem
porque o Windows é mais furado que um queijo suíço.

Norton Internet Security é um tipo de firewall. O linux tem iptables por
padrão, configurada no próprio kernel. E você ainda tem o firestarter
para configurar.

Ad-Aware é um programa para detectar e limpar programas que espionam
você (lembro-me de um tal CometCursos, do BonzyBuddy e outros
aparentemente inocentes que te expunham para o mundo como se você
estivesse pelado na praça). No linux você não precisa de Ad-Aware porque
os programas livres não são "caixas pretas" e não contêm spyware.

Spybot e a mesma coisa. Você também não precisa.

E você também não precisa de Anti-Vírus (a menos que você queira evitar
armazenar inadvertidamente vírus que seus amigos que ainda usam Windows
possam pegar de você).

Agora explicando a ironia: é a primeira vez que vejo alguém ter dúvidas
sobre a segurança do Linux em relação ao Windows. Já vi muita gente ter
dúvidas se conseguiria realizar determinada tarefa, implementar certa
solução ou rodar certo joguinho e todos são motivos válidos para alguém
hesitar em migrar. Mas hesitar sobre a segurança do Linux em relação ao
Windows é como se perguntar se é mais seguro dormir com as portas
trancadas ou com as portas abertas, a luz acesa e uma TV de plasma na
sala, visível lá da calçada. ;-)

Se você duvida de mim, faça uma breve pesquisa no Google sobre segurança
do sistema Linux e você vai ficar espantado com a obviedade do que eu
disse acima.

--
José Geraldo Gouvêa