[Ubuntu-BR] [OFF] Metodologia de Desenvolvimento de Software Livre

Nilo Martins jniloms em gmail.com
Terça Março 6 14:05:10 UTC 2007

Olá Ivan.

Obrigado pela ajuda, mas estava pensando mais em focar em algo como o artigo
de Eric S. Raymond "A Catedral e o Bazar".
<http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Catedral_e_o_Bazar>

Estou ciente que o RUP é muito poderoso e pode ser instanciado de várias
formas. Só que o mesmo é muito focado em alguns pilares que o tornam muito
robusto para o tipo de projeto que eu estou pensando:

   - Papeis e responsabilidades bem definidos
   No desenvolvimento de software livres existe uma maior flexibilização
   dos papeis pois as equipes podem mudar muito durante o ciclo de vida do
   projeto. Geralmente ficando mais estáveis somente para alguns membros, os
   "gerentes" ou os principais interessados nos produto.
   E é encontrada também muita contribuição anônima adicionada ao
   projeto.
   - Controle e gerenciamento rígido dos requisitos
   No RUP geralmente a grande maioria dos requisitos devem estar
   definidos até o marco da faze de elaboração, já em um software livre os
   requisitos são bem mais flexíveis, aparecendo a cada nova interação uma gama
   de novas possibilidades, o que se assemelharia mais com o XP (focando em
   pequenos grupos de requisitos a cada iteração e construindo um software
   funcional desde o inicio do projeto).
   - Processo muito formal (documental)
   Outro ponto é a formalidade do RUP, pois nem sempre as contribuições
   da comunidade estão completas em relação a documentação adicional e muitas
   delas só possuem documentação a nível de código.
   - Concentração do maior esforço de codificação na faze de construção
   Acredito que para o desenvolvimento de um software livre que envolva a
   participação de uma grande comunidade, o mais interessante seria focar em
   pequenos problemas de cada vez e está sempre liberando versões funcionais do
   software (mesmo que com pequenas adições) durante todo o ciclo de vida do
   desenvolvimento.
   - Relacionamento formal com os "Clientes/Usuários"
   O RUP foca muito em um formalismo entre o contato do cliente com a
   equipe, focando muito no gerente de projeto e no analista de negócio
   enquanto no desenvolvimento de um software livre todos os envolvidos são
   possíveis clientes e deve-se existir uma constante negociação do escopo do
   projeto ou das prioridades dos requisitos. Outro ponto é o fato que estas
   reuniões muitas vezes são informais (via chat ou email).

Pensando nestes pontos, estou tentando formular algo que possa adaptar as
metodologias existentes as necessidades de flexibilidade e adaptatividade de
um software livre.

Para isso estou estudando atualmente o RUP, XP  e SCRUM.

Agradeceria se alguém da equipe do Ubuntu pudesse contribuir com sua
experiência ou se soubesse de onde posso encontrar informações/regras já
estabelecidas pelos projetos em andamento para organizar o processo de
desenvolvimento.

Atenciosamente,

Nilo