[Ubuntu-BR] RES: Matéria sobre Linux no IDG Now

Terça Março 6 09:28:49 UTC 2007

Bom dia.

Vejo que o problema que originou toda essa linha de discussão foi um erro de
interpretação, revelado aos poucos por todos os que dela participaram.

Vejam bem: Se eu falo do Ubuntu para o meu vizinho, que usa Windows desde
criancinha, é claro que vou usar o que é fácil e conhecido para ele como
exemplo -- nas aulas de catecismo e na escola sabatina/dominical se aprende
que isto é o argumento da parábola, muito usado pelo Carpinteiro de Nazaré.

Se o cara me pergunta: "Como é esse Ubuntu?" Eu respondo: "é um Linux, com
um ambiente gráfico parecido com o Windows". Que pecado cometo? O de tratar
a pergunta dele de maneira didática, recorrendo a um elemento que para ele é
comum. Ele sabe como o Windows funciona, e testa. É CLARO que nada que fazia
normalmente no Windows ele fará no Ubuntu, mas aí cabe a eu repetir: "é
parecido" -- e começar a mostrar o que o Ubuntu tem de melhor em relação ao
Janelas da MinúsculaMacia.

Aos poucos, ele pergunta: "E o Office"? -- "é instalado por padrão, o
OpenOffice.org". "E o Windows Media Player?" -- "Tem o RythimBox (ACHO que é
assim), o xine, esse, esse, esse...". "E para jogar?" -- "Tem o Wine para
emular jogos do Windows, mas também tem muito jogo massa para Linux"... Aos
poucos, vou mostrando ao sujeito que o Ubuntu é uma boa escolha de sistema
operacional -- se ele quebra o paradigma de computação pessoal que está
acostumado e aceita um novo, ótimo. Se demorar, que seja mais e mais
doutrinado. Se não aceita, paciência.

O que o autor da reportagem quer fazer é essa doutrinação, partindo do
conhecido para explicar o desconhecido. É claro que, nesse caso, comparações
são comuns e necessárias até, até porque se o cara ta acostumado a ir para
Painel de Controle|Impressoras e Aparelhos de Fax, vai ser complicado,
apesar de óbvio, encontrar Sistema|Administração|Imprimindo. Emular não deve
ser compreendido no sentido de copiar, mas sim no de se passar por. Se
disser que o Writer emula o Word, não quero dizer necessariamente que seja
uma cópia, mas que funções no Word estão presentes no Writer. Uma olhadela
cuidadosa num texto evita esse tipo de conclusões.

E concluindo, acho a reportagem no IDG muito proveitosa sim. Muitos usuários
Windows lêem o IDG, com certeza podem ler a matéria e testar o Ubuntu.
Portanto, não vejo que a matéria tenha algum sentimento de favorecimento ao
Windows, porque seria contraditório falar bem de um sistema operacional que
estaria sendo colocado como cópia do outro.

[]s,

J.