[Ubuntu-BR] Linux e Velox : 90% resolvido

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Sábado Março 3 17:25:49 UTC 2007

Pessoal da lista

Depois de algumas semanas de pesquisas e de bater muito a cabeça na
parede eu consegui, finalmente, conectar-me à internet usando o Velox.
Foi preciso muita paciência, especialmente com os "técnicos" do
atendimento telefônico da Telemar que parecem perder completamente o
senso quando ouvem a palavra "Linux" e se recolhem em posição fetal como
se estivessem diante do "cão".

Aqui deixo registradas minhas aventuras e prometo que estarei
trabalhando em wikificar o processo todo para poupar paciência aos
futuros usuários de Velox da lista. Fica também meu agradecimento aos
companheiros que contribuiram com sugestões e ao coitado do funcionário
do atendimento da Telemar, que eu tive de xingar de "besta", de
"imbecil" e de "tapado" para que ele parasse de me insistir em me dizer
que a Telemar não suporta Linux e passasse a simplesmente responder as
minhas perguntas em vez de me aconselhar a instalar o Windows XP. Não
lhe guardo mágoa, ele é uma boa alma, apenas corrompido pelo lado negro
da força. ;-)

------------------------ ANTES ALGUNS MITOS ---------------------------

Mito #1 : A Telemar não suporta Linux.

Ela não tem que suportar. Tanto quanto a Petrobras não precisa suportar
Volkswagen. Ela é provedora de um serviço cujas características
independem do sistema operacional.

Tudo que é preciso fazer é conectar o modem à interface ethernet e
configurar a interface de rede eth0 para buscar endereço por DHCP (o
Ubuntu já vem com suporte nativo a DHCP, então relaxe).

Mito #2 : É preciso usar o pppoeconf, e criar scripts de autenticação,
etc.

O pppoeconf seria usado para configurar uma conexão "discada" utilizando
a interface de rede. Esse é o método usado em modens do tipo bridge --
mas o meu modem veio configurado como router.

Mito #3 : É preciso conectar primeiro no Windows para salvar as
configurações do modem

As configurações do modem são feitas através de uma interface via web.

A única coisa que ficou faltando -- e que eu espero contar com a ajuda
dos usuários de Velox presentes na Lista para resolver -- é que a
conexão cai quando você desliga o PC e não volta quando você religa.
Acredito que está faltando um "discador" ou alguma coisa que informe ao
modem para conectar. Enquanto não resolvo isso, a única maneira de
conectar-me é resetando e reconfigurando cada vez que quero navegar (o
que é muito chato).

Aqui estão as configurações que me foram repassadas pelo funcionário da
Telemar:

ATM Settings
--------------------------
VPI: 0
VCI: 33
Encapsulation Type: LLC

Protocol Selection
---------------------------
PPPoE

PPPoE Type
---------------------------
with PPPoE Bridge

PPPoE With Bridge
---------------------------
Yes

2684 Bridged
---------------------------
Use DHCP

Interface Options
---------------------------
Use Attack Detection System
RIP Versions 1&2
NAPT

Connection Name
----------------------------
Usar qualquer um que aparecer

PPPoE Session Count
----------------------------
1

User Information
----------------------------
Login: seunome em provedor.com
Senha: sua senha

PPP Options
----------------------------
Auto-Connect on Disconnect

PPP Static IP
----------------------------
Deixar em branco

Interface Options
----------------------------
Repetir configuração anterior

Connection Name
----------------------------
Usar o que aparecer

A configuração final ficou assim:

Current Configuration

         #
    VC
   Type
Name
Actions
         0
   0/33
2684
Virtual
Circuit

  OE BRG

 2684B/IP
2684B(0)
0/33

  PPPoE
PPPoE(00)
0/33

         1

         2

         3

         4

         5

         6

         7

                         *Checked interface is the default WAN interface

E a conexão aparece assim:

System Summary
                        System Type:
SpeedStream 4200-Series
                      Config Part #:
003-7081-G02
                    Firmware Part #:
004-D240-A6J
                        MAC Address:
00:13:A3:F6:8E:B0

 Point to Point Connection Summary:

PPPoE(00)
0/33
201.58.68.23

 AccConn:
HGA-MG-10K-01

 RFC2684 Connection Summary:

2684B(0) 0/33
DOWN

2684B(0) 0/33-BRG
UP

Gostaria de contar com sugestões e correções dos membros da lista para
que possamos amadurecer estas dicas e chegarmos a wikificar.

A propósito, tem a questão da reconexão. Me ajudem nisso também.

--
José Geraldo Gouvêa