[Ubuntu-BR] Som em LTSP

Rafael Bedendo rafael.bedendo em yahoo.com.br
Sexta Março 2 11:21:27 UTC 2007

Antonio no arquivo lts.conf que Carlos Morimoto disponibiliza em sua
página esta descrito o seguinte:

#[ws001]
#	SOUND              = Y
#	SOUND_DAEMON       = esd
#	VOLUME	    	   = 80
#	MIC_VOLUME	   = 80
#	CD_VOLUME	   = 75
#	SMODULE_01         = sound
#	SMODULE_02         = auto

# Em placas onde a autodetecção não funcione, você deve especificar manualmente os módulos que devem ser carregados
# para ativar o som na estação. Este é um exemplo, que ativa uma placa Sound Blaster ISA na estação:

#	SMODULE_01         = sound
#	SMODULE_02	   = uart401
#	SMODULE_03	   = sb io=0x220 irq=5 dma=1

# Este exemplo ativa o som onboard das placas baseadas no chipset nForce, na estação:

#	SMODULE_01      = sound
#	SMODULE_03      = i810_audio

# Para uma placa Sound Blaster Live PCI:

#	SMODULE_01		= sound
#    	SMODULE_02		= emu10k1

# A maioria das placas de som onboard usam os módulos "ac97", "sis7019" ou "via82cxxx_audio", de acordo com o chipset usado.
# As placas Creative Ensoniq (off-board) usam o módulo "es1371".

# Ao ativar o compartilhamento do som, você deve configurar os programas para utilizarem o ESD como servidor de som ao invés
# do OSS, Alsa ou Arts. Procure esta opção nas preferências. Alguns programas, como o XMMS, Kaffeine e o GAIM suportam
# bem este recurso, enquanto outros não funcionam nem com reza brava, insistindo em tentar usar a placa de som do servidor.
# Você deve testar um a um os aplicativos que conseguem usar o som remotamente e eliminar os demais.

Utilizando estes dados aplicando-os de acordo com hardware eu consegui
fazer o som funcionar em todas minhas estações.

Vale atentar que os programas tem que usar o servidor ESD .

Abraço,

Rafael Bedendo