[Ubuntu-BR] Não ao automatix

José Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Sexta Junho 29 02:29:37 UTC 2007

Luiz Mineo escreveu:
> Bom, eu mencionei justamente o FAQ do automatix pois lá eles afirmam que
> o automatix possui sim a responsabilidade de manter a atualização do
> sistema funcionando perfeitamente. Quem acompanha o forum do projeto
> pode ver isso na prática. Alguns programas requisitados pelos usuários
> são "vetados" (até o lançamento de futuras versões do ubuntu) com essa
> finalidade (como é o caso do pidgin).
Para quem estiver com medo de automatix, vai meu tutorial para "remoção
segura" do bichim...

O que você tem de fazer é desinstalar os pacotes binários não-DEB
instalados pelo Automatix (Thunderbird 2, por exemplo) e remover os
repositórios do Automatix da sua lista de canais de software. Lembre que
o Automatix sempre adiciona as entradas archive.ubuntu.com, daí se você
usar um espelho brasileiro ficará com dois repositórios de cada.

1 - Abra o Synaptic e verifique em "Status" os pacotes "local ou
obsoleto". Anote a lista.
2 - Feche o Synaptic e abra o Automatix.
3 - No Automatix, desinstale tudo que tiver instalado e que não esteja
na lista "local ou obsoleto".
4 - Feche o Automatix e abra o Synaptic.
5 - Vá em Configurações Repositórios. Remova todos os repositórios que
não tiverem .ubuntu. na URL
6 - Abra o Synaptic e desinstale o Automatix. Agora atualize a base de
dados.
7 - Agora veja nos pacotes "local ou obsoleto" quais têm uma versão
oficial. Para fazer isso vá em "Pacote > Forçar Versão". Selecione a
versão que tiver ubuntu no nome e mande fazer o downgrade (contrário de
upgrade).
8 - Depois de fazer isso para cada pacote não oficial que tenha versão
oficial ("obsoleto"), desinstale todos os pacotes realmente "locais".
9 - Dê uma nova atualizada para checar se não ficou rabo para trás.
10 - Se tudo deu certo feche o Synaptic e bem-vindo ao Ubuntu legítimo e
restaurado.

--
  José Geraldo Gouvea
www.mundosefundos.co.nr