[Ubuntu-BR] assunto batido

Bohrer fjbohrer em gmail.com
Terça Junho 26 12:48:46 UTC 2007

Me corrijam se eu estiver errado mas acredito que funcione da seguinte
forma:

 - Boot pelo live-cd do ubuntu ou qualquer distro;
 - Montar a particao onde esta o ubuntu [ mount -t ext3 /dev/hda1 /mnt ] [
ajustar de acordo com a situação.. ]
 - Usar o seguinte comando: chroot /mnt [ supondo que a partição foi montada
em /mnt ]

A partir desse momento, caso eu não esteja errado, você vai estar 'dentro'
do ubuntu instalado no hd e tudo o que for feito, será em relação à
instalação do hd.

Depois, dê um 'grub-install hd0' onde hd0 se refere ao primeiro hd.. [
ajustar de acordo com a situação, lembrando que na maquina em que fiz isso o
hd eh ide.. não sei, caso o hd seja sata, qual a forma correta..
aparentemente seria sd mas não tenho certeza ]

Cuidado para não fazer nenhuma bobagem ao estilo 'grub-install hd0,0' por
que aí se instala o grub na primeira particao do primeiro disco.. e ela, por
tabela, deixa de existir.. já fiz isso e não foi muito bom não..

Reboot e caso tudo esteja correto, o grub deve aparecer na inicialização.

Infelizmente não tenho agora em mãos uma situação onde eu possa fazer esse
tipo de teste mas pelo que me lembro, foi assim que fiz..

Caso alguém conheça outras formas, enviem aí...

Um abraço

Bohrer

On 6/26/07, zozu <zozu em ig.com.br> wrote:

>    Caros colegas,
>
>    Sei que esse assunto ja está batido, por isso, antes de recorrer a vós,
> fui ao forum procurar algo a respeito, mas não achei. a parada é o
> seguinte:
>
> - tenho o ubuntu na minha maquina e um anta amigo meu, instalou o ruindows
> numa partição do hd. Agora, como todos ja devem saber, naum consigo dar o
> boot no ubuntu pois o ruidnows não me dá essa opção na hora do boot.
>
> 1° onde posso achar a resposta pra esse problema no forum??
>
> 2° se naum achar, como possoi resolver isso??

> [...]

Fernando Bohrer
Linux Registered User # 431341
Linux Professional Institute Certification Level 1 - [LPIC-1]
:wq