[Ubuntu-BR] Vexame do OO

Fabio A Mazzarino fabio.mazzarino em gmail.com
Segunda Junho 25 17:49:07 UTC 2007

 Juntando as duas últimas respostas:

<primeiro email />

> Ela simplesmente vai me mandar botar pirata, igual às amigas dela.
> >
> Não vai. Mas por 20,00 eu compro tudo piratovski por aqui mesmo.

 Aqui é uma questão do que vcs querem para vcs e seus filhos. Andar
errado é uma opção para qualquer pessoa, assim como andar certo também
é.

 Nem vem com essa de que as amigas dela usam. Dois erros não fazem um acerto.

 É por essas e outras que a permissividade com relação a não seguir a
lei chegou a tais níveis em que o Presidente do Senado, mesmo
envolvido em escândalos distrinchados em rede nacional por um
telejornal diário, não se dignifica a pedir licença do cargo. Ou que
as pessoas acham normal *ter* que pagar estacionamento para não parar
o carro na rua. Ou apanhar na rua só pq estava falando ao celular.

 É por isso que a gente tem medo de passar no sinal verde durante a
madrugada, e às vezes durante o dia também.

> Ela tá achando agora que o culpado fui eu que "sempre faço as coisas
> meia-boca para ela". Ela ficou p*&a da vida quando lhe convenci que
> teria aparecido tudo se eu tivesse convertido para PDF

 De leve. Eu acho que neste ponto caberia um mea-culpa. Afinal vcs não
checaram pra ver se tava td funcionando certinho :D. Eu acho melhor vc
assumir que erro por não ter verificado se o PowerPoint ia errar. :D

<segundo email />

> Mas eles não obrigam. Essa é uma daquelas pressões sutis que
> enfrentamos. Eles não nos dizem para comprar Windows, mas exigem que os
> arquivos sejam compatíveis até nos milímetros e dão todas as instruções
> de preparo de monografias de forma que são usadas no Word.

 Ainda assim existem limitações do que eles podem e não podem usar.
Toda documentação acadêmica pode e deve ser entregue seguindo as da
ABNT. De novo, IANAL, mas acho que eles não podem *exigir* tanta
especificidade. Afinal de contas oq importa na verdade, forma ou
conteúdo?

> [...]
> que eles disponibilizam gratuitamente, MAS QUE SÓ RODA EM WINDOWS (nem
> wine roda). Além disso, algumas atividades são disponibilizadas através
> de um tipo de streaming que só é compatível com Windows Media Player. Ou
> seja, eu estou pagando a alma para fazer esse curso e não posso realizar
> parte das atividades (e com isso perco parte da nota) porque não uso
> Windows. E nem adianta processar porque quando contratei o curso eu, sem
> prever o futuro, afinal não sou adivinho, assinei que era MINHA
> RESPONSABILIDADE assegurar internet de banda larga e configuração

No caso da HP 12C, sinto muito, mas é um caso típico de Oligopólio.
Não existem concorrentes a altura. Eu me lembro de uma vez ter visto
uma calculadora igualzinha a HP 12C, inclusive o display era
dot-matrix, melhor que o da HP, só que era mais barata. Com certeza
eles aceitariam esta calculadora. Infelizmente não me lembro a marca.

 Na lista mm, não lembro se foi nessa, ou na debian-users-pt, tinha
alguém procurando um software para simular uma HP 12C.

 No caso de banda larga, isso eu acho que eles pode fazer (de novo
IANAL), afinal de contas pode ser indicado como material escolar. A
vantagem é que vc pode colocar a banda larga no imposto de renda, se
alguém reclamar vc anexa o contrato do MBA :D (oba! internet de 8Mbps
por conta da receita!)

 Já no caso do streaming do Media Player, se vc não conseguir rodar no
windows, aí sim vc está com a razão, afinal de contas, seria venda
casada.

> Aí lhes pergunto? Se eu não fosse um fanático já tinha desistido do
> Linux. Já assumi esse meu lado, ninguém em sã consciência ainda usaria
> Linux depois de ter passado tudo que passei. Já virou casamento: conto
> os pequenos prejuízos que tive por usar Linux do mesmo modo que conto as
> mulheres que me deram mole e eu dispensei porque estou casado.

 Ai ai ai. Deixa a patrôa ver isso. Ou ela vai ficar feliz por vc
dispensar, ou vai ficar brava por vc contabilizar. :D

> "Não estamos te obrigando a nada. Basta que haja compatibilidade com o
> software da escola. A questão da compatibilidade não depende de nós.
> Você pode usar o programa que quiser, desde que funcione."
>
> Por isso resolvi radicalizar: daqui para a frente vou fazer as
> apresentações no LaTeX+Beamer e gerar em PDF. E as monografias também.
> De PDF eles não podem reclamar.

 De leve. Mas nas universidade aqui em SPaulo, até pouco tempo atrás,
era possível encontrar muita gente usando LaTeX. O mais bacana eram os
professores que incentivavam, todo o material didático deles estava no
formato .ps. :D

 Disso eu reaprendo uma lição que aprendo pelo menos uma vez por
semana. Apesar das leis, apesar da sociedade tentar proteger o mais
fraco, O MUNDO NÃO É JUSTO. A vida não é justa, e quem está do lado
mais fraco acaba tomando na cabeça.

 O problema maior disso tudo é que os fracos acabam tendo que gastar
oq não podem, ou ficar fora da lei. As faculdades/universidades acabam
por pagar pq elas podem. Alguns alunos tb podem. Mas os mais fracos
ficam sem opção.

 (por favor, não entendam por fracos os sem capacidades, mas sim os
que estão adiquirindo capacidade para ficar fortes)

--
Doses Diárias - Achados de um Programador na Internet
http://dosesdiarias.seucaminho.com