[Ubuntu-BR] Vexame do OO

José Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Domingo Junho 24 16:41:22 UTC 2007

Marcus VBP escreveu:
> Meia verdade apenas, pois o script poderia se copiar para o home do usuário
> e se adicionar nos programas inicializáveis da sessão do usuário. apenas um
> usuário seria afetado, mas de uma maneira geral, é suficiente.

Na verdade é ainda mais fácil. O sujeito que quer criar um vírus, cria
um pequeno programa, tipo um joguinho. Disponibiliza um binário
"statically linked" para download e anuncia: "Joguinho Legal para Linux:
Fácil de Usar, é só baixar e rodar". O binário contém um backdoor que
oferece uma porta para acesso a alguma coisa no sistema rodando com os
mesmos privilégios do usuário. Toda vez que você estiver jogando alguém
estará te invadindo.

Quantos de vocês, como eu, sentem medo de baixar código-fonte de origem
estranha??? Eu já tô até com medo do Source Forge. O interessante do
codigo fonte é que ali tem uma pá de scripts. A compilação nem precisa
dar certo, basta ser feito o que o script manda. Eu tô tão paranóico que
substituí o make pelo colormake (para facilitar visualização) e
acompanho a compilação de todos os programas que instalo.

--
  José Geraldo Gouvea
www.mundosefundos.co.nr