[Ubuntu-BR] Spyware e Firestarter

José Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Segunda Junho 18 13:56:13 UTC 2007

Waldir Leôncio escreveu:
> Olá, pessoal!  Alguém pode me ajudar com uma dúvida?
>
> Já que o Linux é praticamente invulnerável a spywares, para que precisamos
> de um firewall como o Firestarter?

O Linux não é invulnerável a spywares. Aliás, eu morro de medo de
rootkits. O que ocorre é que ele é menos vulnerável. Como toda obra do
ser humano, o Linux possui falhas, que podem ser exploradas por hackers
"do mal". Se alguma falha de segurança do Linux for explorada por um
invasor ele pode assumir o controle de seu sistema, do mesmo modo que
assumiria o controle de uma máquina windows.

É por isso que um firewall é importante -- e aliás, é justamente nisso
que reside a segurança do Linux, ter habilitadas por padrão medidas de
segurança que no Windows não existem ou são opcionais. O Firestarter
nega acesso a portas que podem ser usadas para invasões.

--
  José Geraldo Gouvea
www.mundosefundos.co.nr